Fogo já destruiu mais de 20 hectares de vegetação no Pico da Ibituruna

0

Mais de 20 hectares de vegetação já foram consumidos pelo incêndio que destrói o Pico da Ibituruna, principal cartão postal de Governador Valadares, no Leste do Estado, desde a tarde desta terça-feira (13/10/2015). O fogo começou depois que um carro sofreu pane elétrica e lançou faíscas às margens da estrada e vem sendo combatido por mais de 80 pessoas e um helicóptero.

“Vamos precisar de reforço. A vegetação seca e o vento favorecem a combustão e os focos estão em locais de difícil acesso”, explica a gerente do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, Tuana Marques, que aguardava, para a tarde desta quarta-feira (14), a chegada de mais duas aeronaves (air track) enviadas pela da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad). Três focos mantinham o Pico da Ibituruna em chamas no início da tarde.

“E sem previsão para serem debelados”, revelou a funcionária do Instituto Estadual de Florestas (IEF), contando que além da vegetação rasteira e da área florestal, o fogo dizimou animais como serpentes e ouriços cacheiros. Também comprometeu a fachada do Pico, que agora está cinza. “Só nesta área (frente) o fogo consumiu mais de dez hectares nas primeiras horas de combate. O vento fez o fogo circular”, explica Marques.

O Pico da Ibituruna tem 1.123 metros de altitude e abriga as rampas que tornaram a cidade conhecida como a “capital mundial do voo livre”. Além disso, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC), e ainda Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Proteção Especial (APE). Em seu entorno estão importantes remanescentes de Mata Atlântica e mais de 200 sitiantes que vem sendo orientados a construir aceiros em torno de suas propriedades.

Uma das preocupações na tarde desta quarta-feira (14) era o fogo atingir o Parque Natural Municipal que fica no sopé do Pico da Ibituruna. A gerente da unidade, Edna Maria da Silva, estava entre os brigadistas voluntários enviados pela prefeitura para ajudar os bombeiros e funcionários do IEF na manhã de hoje. “Estamos atentos, mas preocupados. A vegetação está muito seca e o vento não colabora”, desabafa.

FOGO

De acordo com os bombeiros, o último incêndio de grande porte no Pico da Ibituruna aconteceu em 2013. Ele consumiu área equivalente a 20 campos de futebol. As causas ainda são desconhecidas.

Incêndio destrói Pico da Ibituruna – Foto: Leonardo Morais / Hoje em Dia

Incêndio destrói Pico da Ibituruna – Foto: Leonardo Morais / Hoje em Dia

Incêndio destrói Pico da Ibituruna – Foto: Leonardo Morais / Hoje em Dia

(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui