Recadastramento biométrico chega a Peçanha, Virgolândia e a outros municípios da região

0

Dando sequência ao projeto de implantação da biometria em Minas Gerais, agora é a vez de Pouso Alegre, no Sul do Estado; Congonhal, Estiva, Manhuaçu, Luisburgo, Santana do Manhuaçu, Simonésia, São João do Manhuaçu, Andradas, Cataguases, Astolfo Dutra, Dona Eusébia, Itamarati de Minas, Iturama, Carneirinho, Limeira do Oeste, Peçanha, Cantagalo, Coroaci, Nacip Raydan, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí e Virgolândia. Os eleitores desses municípios podem procurar a Justiça Eleitoral e fazer o recadastramento biométrico para poderem votar de modo mais seguro e moderno nas Eleições 2016.

Nesses casos, o processo será feito na medida em que houver a procura por algum serviço eleitoral. Ainda não há prazo limite para os eleitores desses municípios se cadastrarem biometricamente, mas os que quiserem votar por meio da identificação de suas digitais em 2016 têm até maio do ano que vem – quando o cadastro eleitoral é fechado e só reabre após o pleito.

Em Pouso Alegre, o Cartório da 227ª Zona Eleitoral fica na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, 3.000, Residencial Santa Rita II. Confira os endereços dos cartórios eleitorais dos outros municípios.

Biometria obrigatória

Já os eleitores de Frei Lagonegro, Ibitiúra de Minas e Santana de Cataguases devem comparecer aos postos de atendimento para fazer a revisão biométrica, se não quiserem ter seus títulos cancelados, até o dia 18 de dezembro. Nesses casos, trata-se do recadastramento biométrico por meio de revisão e há um prazo limite para ser feito.

Confira as datas do início da revisão em cada município:

Municípios a revisar Zona Eleitoral/Município-sede Data
Frei Lagonegro 212ª/Peçanha 13/10
Ibitiúra de Minas 13ª/Andradas 13/10
Santana de Cataguases 79ª/Cataguases 13/10

 

Em Senador Cortes (Zona da Mata), os eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico no ônibus TRE Aqui, que ficará estacionado em local de grande circulação até o próximo dia 17. Após o fim do período do ônibus, os eleitores ainda têm até o dia 18 de dezembro para se dirigir ao cartório eleitoral do município-sede (170ª Zona Eleitoral, de Mar de Espanha) para fazer a revisão.

O horário de atendimento do recadastramento biométrico é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h nos cartórios, e de segunda a sábado, das 9h às 17h no ônibus.

Com o início da biometria em todos esses municípios, Minas passa a contar com 203 cidades onde os respectivos eleitores já são identificados biometricamente.

Documentação necessária e procedimentos

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que o eleitor comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o recadastramento biométrico. Nesse caso, os eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.

Os eleitores dos municípios podem obter mais informações no cartório eleitoral responsável ou pelo Disque-Eleitor (148).

Outros municípios

Para mais informações sobre os municípios que já passaram ou vão passar pela revisão biométrica, acesse a página Biometria em Minas Gerais.

(Fonte: TRE-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui