Gestores de Patos de Minas visitam o Samu Macro Norte

0

O objetivo é conhecer a experiência norte mineira na regionalização do Samu para implantação do serviço na macrorregião, que integra 33 municípios.

Nesta quinta-feira (06/10/2015), gestores do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião de Patos de Minas (Cisreuno), estiveram em Montes Claros para conhecer a organização do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região.

Durante a visita, Márcio Valeriano, presidente do Cisreuno e prefeito de Lagoa Grande, disse que o consórcio já está constituído e que, agora, estão no processo de regionalização do Samu. “Como o Norte de Minas foi a primeira região do Estado a regionalizar o serviço de e é a melhor referência para o País, vimos conhecer mais sobre essa experiência, buscando entender o passo a passo desse processo”, justifica.

O presidente explica que o Cisreuno integra 33 municípios e uma população de cerca de 670 mil habitantes. “Nossa proposta é instalar 24 bases descentralizadas, tendo Patos de Minas como sede operativa. Serão 28 ambulâncias para atender toda a região. Para fazer toda essa estrutura funcionar, precisamos dispor de recursos humanos qualificados e de um sistema de gestão administrativa eficiente. A experiência do Norte de Minas servirá para nos orientar na formatação do plano de trabalho e definição das estratégias para sua execução”, explica.

Segundo o prefeito, a previsão é que o Samu regional de Patos de Minas inicie suas atividades em junho de 2016.

De acordo com o secretário executivo do Cisreuno, Waine Saldanha, a maior dificuldade a enfrentar é a grande distância entre os municípios. “Temos municípios que ficam a mais de 500 quilômetros de distância de Patos de Minas, que é a cidade com melhor capacidade instalada para a assistência à saúde. Sabemos que será um grande desafio, mas temos confiança de que é possível superar, com organização, planejamento e muito trabalho”, pondera Waine.

Gestores de Patos de Minas visitam o Samu Macro Norte – Foto: Jerúsia Arruda

PROJETO PILOTO

Durante esses quase sete anos de regionalização do Samu no Norte de Minas, as visitas técnicas sempre foram constantes, pois a experiência é pioneira no País e tem alcançado bons resultados. Para o presidente do Cisrun e prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, compartilhar essa experiência é uma honra e também uma responsabilidade. “O Norte de Minas foi escolhido para iniciar tão importante projeto e temos o compromisso de compartilhar essa experiência, o que para nós, norte mineiros, é motivo de orgulho e também de grande responsabilidade. Apesar das dificuldades, os resultados alcançados com a implantação da Rede de Urgência e Emergência são um diferencial na saúde da região, principalmente pela redução de óbitos por causas evitáveis”, avalia.

Durante a visita, o diretor executivo do Cisrun, Patrick Warner, explicou aos visitantes os desafios iniciais para a regionalização do Samu e como cada obstáculo foi sendo vencido. “Na busca de auxiliar os outros consórcios, encontramos nessa troca de informações a possibilidade de aperfeiçoar nossos fluxos e processos de trabalho. Discutir as normas e regras é sempre uma forma de otimização, principalmente das questões administrativas e trabalhistas. É um momento profícuo para todos nós”, conclui.

Os técnicos do Cisrun esclareceram as dúvidas dos visitantes e explicaram como a Rede foi organizada; como o consórcio foi constituído; o papel do Comitê Gestor; e a lógica do gerenciamento da Samu, que atrela economia de recursos à promoção de saúde de qualidade aos usuários do SUS.

Também participaram da visita o assessor jurídico do Cisreuno, Paulo César, e a assessora técnica, Lara D’Arc Rodrigues. (Jerúsia Arruda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui