Livro apresenta a diversidade das Matas Secas para escolas públicas do Norte de Minas

0

Jovens de escolas públicas em municípios do extremo Norte de Minas Gerais vão receber e utilizar como livro didático uma produção de professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O compromisso foi firmado pelos pesquisadores da instituição após o primeiro lançamento da obra “De Gentes, Plantas e Bichos: Diversidade e Conservação nas Matas Secas do Norte de Minas”, em Matias Cardoso. No município, a obra já foi distribuída nas escolas públicas estaduais e municipais, de educação quilombola e na zona rural.

A obra tem como tema o bioma da Mata Seca, com detalhes da grande diversidade biológica de fauna e flora das formações florestais de matas secas da região, áreas ainda pouco conhecidas pela sociedade em geral. O livro, publicado pela Editora Unimontes, também foca em estudos sobre a diversidade de povos e de comunidades tradicionais e como elas se relacionam com o bioma da Mata Seca. Na mesma área vivem comunidades tradicionais como vazanteiros, quilombolas, ribeirinhos e indígenas.

O livro também reúne questões voltadas para a reflexão e investigação, com objetivo de se constituir em um guia-piloto de iniciação em pesquisa, estimulando a construção de conhecimento.

A publicação foi produzida a partir de um trabalho interdepartamental, sob organização dos professores Felisa Anaya (Saúde Mental e Coletiva) e Mário Marcos do Espírito Santo (Departamento de Biologia Geral), com colaboração dos professores Rômulo Soares Barbosa e Daniel de Oliveira Coelho (Política e Ciências Sociais), todos da Unimontes.

Os autores explicam que o trabalho apresenta categorias e noções conceituais da Biologia da Conservação, da Ecologia Política, da Antropologia da Territorialidade e da Sociologia Crítica. “São categorias que servem como instrumentos de análise dos processos socioambientais e dos conflitos ambientais territoriais que marcam um contexto de disputas sobre o espaço social das matas secas dinamizado por atores diferentes que buscam impor suas visões diferenciadas sobre a natureza, seus usos e projetos de interesse”, acrescenta a professora Felisa Anaya, doutora em Sociologia.

O livro é acompanhado por um DVD com uma videoconferência da professora Felisa Anaya, produzido para as atividades de ensino a distância da Unimontes. A proposta deste material é subsidiar os professores no trabalho com seus alunos.

No município de Matias Cardoso, livro já foi distribuído nas escolas públicas estaduais e municipais, de educação quilombola e na zona rural – Foto: Divulgação / Unimontes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui