Ipaba enfrenta crise de abastecimento de água há mais de 40 dias

0

Mais uma cidade sofre com a falta de água em Minas. Ipaba, no Vale do Rio Doce, teve a prefeitura fechada nesta sexta-feira (02/10/2015) devido à escassez do recurso, que prejudicou o expediente. Segundo o chefe de gabinete do município, Cléber Fidelis da Silva, a prefeitura já deve funcionar normalmente na segunda-feira (05/10/2015), mas a cidade passa por uma crise de abastecimento há mais de 40 dias.

“Não temos água suficiente para abastecer a população, de cerca de 20 mil pessoas. A Copasa firmou, em contrato, o compromisso de disponibilizar dois novos poços artesianos durante o período da seca, mas não estão finalizados”, explicou Cléber. Os caminhões pipas enviados pela empresa de sanamento estão priorizando escolas e postos de saúde, mas houve dias em que as aulas terminaram mais cedo em função do problema.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais começou a operar um desses novos poços profundos de captação na sexta-feira. Outro reservatório, ainda em construção, está previsto para ser inaugurado em novembro. Segundo a Copasa, quando estiverem em pleno funcionamento, os dois equipamentos, somados aos dois poços existentes na cidade, vão garantir o abastecimento da população.

“Os poços representam uma garantia da continuidade do abastecimento visto que, neste momento, não podemos mais contar com a água proveniente do Córrego Água Limpa. Com o início do funcionamento dos novos poços, serão necessárias pequenas manobras para alcançar toda cidade”, afirma Rodrigo Ferreira, gerente da Copasa responsável pelo sistema de Ipaba.

O SAA de Ipaba é abastecido pelo córrego Água Limpa e por dois poços profundos de captação. O período prolongado da estiagem na bacia hidrográfica do manancial fez com que o córrego secasse, restando apenas a captação por meio dos dois poços. Com aumento do consumo de água em virtude do forte calor, foi necessário adotar manobras operacionais para atender as partes mais altas da cidade. Atualmente, o abastecimento em Ipaba é feito por setores, num total de quatro, abastecidos a cada 24 horas.

A Copasa informa que nos últimos dias foi registrada uma redução significativa do volume de água do córrego Água Limpa, reduzindo gradativamente a vazão captada de 32 litros por segundo (l/s) para 12 l/s. A companhia fez vistorias na bacia hidrográfica do córrego, mas não foi identificado nenhum conflito de uso da água. Foram feitas manobras operacionais no sistema, visando garantir o abastecimento das partes altas do município; porém, ao alcançar a menor vazão captada, o abastecimento das residências em manobras operacionais tornou-se mais demorado. Como providências imediatas, a Copasa irá contratar em caráter emergencial, caminhões-pipa e equipamentos necessários para montar e interligar poços já perfurados.

RODÍZIO

Na quinta-feira, a empresa de saneamento anunciou que três municípios mineiros vão entrar em sistema de rodízio de água em função da longa temporada de seca que atinge o estado: Visconde do Rio Branco, Astolfo Dutra e Ubá, na Zona da Mata. Mas caso não chova nos próximos dias, Caratinga, também no Vale do Rio Doce, também pode adotar o racionamento. A empresa ainda não informou sobre a situação de Ipaba.

(Fonte: Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui