Funcionários dos Correios aceitam proposta e encerram greve em Minas Gerais

0

Após 14 dias, chega ao fim a greve dos funcionários dos Correios. Como a maioria das bases sindicais no país, aceitou a proposta apresentada pela empresa, a categoria em Minas, teve que suspender a paralisação, “mesmo não concordando com a proposta”, ponderou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais (Sintect-MG), Robson Silva.

Segundo a assessoria da Regional dos Correios em Minas, os trabalhadores que aderiram à paralisação já retornaram aos postos nesta terça-feira (29). Segundo o sindicato, são cerca de 8.900 funcionários no estado, sendo três bases sindicais: Belo Horizonte, Juiz de Fora (região da Zona da Mata) e Uberaba (região do Triângulo Mineiro). Ainda de acordo com a empresa, apenas os funcionários de BH paralisaram.

Proposta

Segundo os Correios, a proposta prevê aumento linear dos salários em R$ 150 a partir de agosto de 2015 e em R$ 50 a partir de janeiro de 2016, a título de gratificação, incorporável ao salário nos seguintes percentuais e datas: 50% em janeiro de 2016; 25% em agosto de 2016 e 25% em janeiro de 2017.

Também prevê que o plano de saúde dos trabalhadores não poderá sofrer qualquer alteração que não seja de comum acordo com os trabalhadores, representados pelos sindicatos, e mantém a criação de uma comissão paritária referente ao assunto no prazo de 30 dias a contar da assinatura do acordo coletivo.

A proposta traz ainda reajuste de 9,56% nos benefícios: vale-alimentação/refeição; vale-cesta; auxílio para filhos com deficiência e reembolso creche/babá. Também será reduzido o compartilhamento do vale-alimentação para 0,5% (para as referências salariais NM 01 a 63); 5% (NM 64 a 90) e 10% (NS 01-60).

Assim como a proposta anterior que já havia sido formulada pelo TST, a atual mantém a antecipação da entrega matutina até o final de 2016, conforme os critérios estabelecidos no Acordo Coletivo de Trabalho 2014-2015. (Via O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui