Quase 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares

0

O Dia Mundial do Coração comemorado em 29 de setembro quer incentivar mudanças no estilo de vida, por meio de hábitos saudáveis de alimentação e prática de exercícios físicos regulares. Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, em 2013, foram registrados 339 mil mortes por doenças cardiovasculares.

De acordo com dados do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, 29,4% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Homens acima de 55 anos são as principais vítimas. “A doença cardiovascular é uma das mais prevalentes no Brasil e estamos vivendo um momento em que a população está ficando mais idosa, o que colabora. Isso predomina nas economias onde se tem acesso a alimentos industrializados, estresse nas atividades diárias, fatores que podem piorar todas as doenças”, explicou cardiologista do HCor Luiz Carlos Valente.

Causas

Entre as principais causas das doenças cardiovasculares estão o tabagismo, a hipertensão, estresse, colesterol alto, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a carga genética e o excesso de peso. Os dados mostram que 15,8% dos brasileiros (cerca de 30 milhões) estão obesos. “Muitas mortes decorrem da falta de informação, porque muitas doenças são silenciosas, e o indivíduo vai ter contato com ela quando dá algum sinal”, disse o médico. “Os números são preocupantes, porque temos observado incidência em pessoas jovens que não se preocupam com isso e acabam surpreendidas”, acrescentou. (Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui