Conceição do Mato Dentro recebe Judô Mineiro

0

Depois de estrear o Campeonato Municipal Judô Adentro, Conceição do Mato Dentro se preparara para receber o Judô Confederado Social Mineiro, evento oficial da CBLJ – Confederação Brasileira das Ligas de Judô. A organização espera que mais de 400 atletas entrem na disputa que acontecerá no dia 10 de outubro. Uma oportunidade para os judocas de baixa renda se apresentarem num cenário estadual.

Segundo o mestre Albano Corrêa, treinador do projeto social Judô Adentro, trazer o evento para Conceição desperta olhares para o município como uma sede em potencial do judô e ainda dá oportunidade aos conceicionenses de se preparar para o Campeonato Brasileiro. Ele destaca que o Confederado Mineiro não é um evento para atletas profissionais, mas sim para aqueles que não têm a oportunidade de se filiarem a outras grandes entidades esportivas oficiais que cobram taxas muito altas.

“Nosso projeto cresceu de forma acentuada, quase que triplicando o número de alunos, todos pertencentes a uma classe social de baixa renda. Então, não tem como pensarmos diferente. Se queremos que nossos judocas sejam conhecidos e reconhecidos para além de Conceição, temos que pensar em maneiras para que isso aconteça da forma mais viável possível”, justificou Corrêa.

No dia 12/09 aconteceu o 1º Campeonato Municipal Judô Adentro – Foto: Divulgação / CMD

O projeto Judô Adentro vem desde 2013 mudando a vida de jovens e crianças que têm admirado até mesmo o treinador com a sua evolução. São cidadãos que levaram para dentro do tatame a determinação e coragem de que necessitam para vencer na vida. Eles conquistaram no ano passado o 3º lugar geral no Campeonato Mineiro e nesse ano ganharam repercussão com o campeonato municipal realizado no dia 12 de setembro.

“Nosso Projeto já é conhecido por grande parte do Brasil e estamos a cada dia angariando o respeito da comunidade do judô nacional pelo trabalho aqui realizado. Penso que estamos implantando uma nova cultura na cidade. Notamos a mudança comportamental de nossos alunos no que tange a disciplina, respeito pelo próximo e um grande avanço na educação de uma forma geral. E com a promoção de eventos de médio porte como esse (o Confederado), esperamos consolidar de vez o judô em Conceição”, disse o Mestre com entusiasmo.

Receber o Campeonato Confederado Social Mineiro é um grande marco para Conceição, que nunca havia realizado um evento deste porte. Espera-se que o município receba atletas de outros estados também, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Uma grande oportunidade para os judocas conceicionenses conhecerem a classe esportiva e aprimorarem suas técnicas. Mas o treinador pondera: “nosso trabalho visa o desenvolvimento social, na busca do campeão da vida. Se vierem medalhas e troféus, é claro que não seremos modestos na comemoração, mas o que realmente buscamos é que nossos atletas se formem como cidadãos de bem”.

O Campeonato Confederado Social Mineiro acontecerá no Ginásio Poliesportivo a partir das 8 horas. A entrada é franca. (Loriane Fogaça)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui