Home / Mundo / Superlua coincidirá com eclipse lunar total na noite deste domingo

Superlua coincidirá com eclipse lunar total na noite deste domingo

Na noite deste domingo, 27 de setembro, um eclipse total da Lua coincidirá com o fenômeno denominado superlua – quando a máxima aproximação do satélite com a Terra ocorre durante a Lua cheia, fazendo com que ela pareça 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

Embora os dois fenômenos sejam relativamente comuns, a combinação de uma superlua e um eclipse total da Lua ocorreu pela última vez em 1982 e só se repetirá novamente em 2033. O efeito promete ser impressionante.

O eclipse poderá ser observado a partir das 22h. Cerca de uma hora depois, a superlua ficará inteiramente encoberta pela sombra da Terra, ganhando uma cor avermelhada, durante uma hora e 12 minutos. O fenômeno será visível nas Américas, na Europa, na África, no leste do Oceano Pacífico e no Oeste da Ásia.

O professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador da Comissão de Ensino e Divulgação da Sociedade Astronômica Brasileira, Paulo Bretones, informa que os eclipses lunares ocorrem quando a Lua penetra na sombra projetada pela Terra ao receber a luz solar.

O plano da órbita da Lua fica inclinado um pouco mais de 5 graus em relação ao plano em que a Terra gira ao redor do Sol, segundo ele, o que gera um movimento complexo.

“A Terra sempre está projetando sua sombra no céu, mas não a percebemos porque a Lua passa acima ou abaixo dessa sombra. Mas, quando a Lua cruza o plano da órbita da Terra durante um alinhamento dos três astros, ocorre um eclipse lunar”, explicou Bretones.

Paulo Bretones informa que, no domingo, a Lua cheia nascerá às 17h45 em São Paulo e começará a “mergulhar” na sombra da Terra às 22h07.

“Uma linha divisória surgirá como um entalhe no bordo lunar, penetrando cada vez mais, até que às 23h11 a Lua estará toda coberta pela sombra do nosso planeta. Às 00h23, ela começará a sair da sombra até reaparecer totalmente iluminada às 1h27 de segunda-feira”, disse.

Superlua coincidirá com eclipse lunar total – Foto: Reprodução

E tem mais, no céu de domingo

Além desses fenômenos, outras duas ocorrências conhecidas como Lua de Sangue e tétrade lunar são previstos para o dia 27 de setembro.

A Tétrade de Eclipses Lunares é uma série de quatro Elipses Lunares Totais que ocorrem em uma determinada época. A última Tétrade foi em 2003 e 2004, e só ocorrerá mais sete tétrades como essa no século atual.

A NASA, explica que o eclipse de uma superlua é muito raro e ocorreu apenas cinco vezes desde 1900, em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai ocorrer em 2033 – mais um motivo para não perder o espetáculo que promete fechar bem, o domingo. (Fonte: Agências)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>