Campanha incentiva empresas a oferecerem vagas para pessoas com deficiência

0

A sexta-feira (25/9) foi marcada pelo ‘Dia D’ em várias cidades do Estado. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), promoveu um encontro entre empresas e trabalhadores com o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho.

Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que Minas Gerais possui 4.432 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com Relação Anual de Informações Anuais (RAIS) do Ministério de Trabalho e Emprego em 2014, existem no Estado, 40.968 PCDs empregados. Ainda de acordo com a RAIS, ano passado, mais 13.700 pessoas foram contratadas.

O Site Nacional de Empregos (Sine) tem atualmente em Minas Gerais, 6.168 PCDs cadastrados e com o ‘Dia D’ esse número pode aumentar. A Assessora para inclusão da Sedese, Rosana Bastos, explica que o evento visa estimular empresas a oferecer vagas além de traçar um perfil de cada trabalhador. “Criar relações duradouras foi o primeiro passo com empregadores e trabalhadores. Além disso, o evento serviu para inserir o profissional com deficiência no mercado” ressalta.

Em Uberlândia, foi promovida uma roda de conversa entre profissionais e trabalhadores.. Estiveram presentes 112 empresas e aproximadamente 150 pessoas que participaram do evento para definir perfis e manterem contato com empresas, além de se cadastrem para possíveis vagas. Estiveram também presentes no evento profissionais de Recursos Humanos, advogados e engenheiros especializados em acessibilidade.

A assistente Social Adriana Oliveira de 41 anos, é deficiente visual e foi uma das participantes do Dia D em Uberlândia. Ela trabalha há sete meses no hospital da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Representando uma organização não governamental, ela foi para contatar empresas e mostrar sua experiência profissional. “O deficiente precisa desse contato. Com a Lei das Cotas as empresas não sabem como proceder conosco. E muitas vezes nem sabem como buscar esse tipo de profissional e o evento contribuiu para isso”, comenta.

O Assistente de Recursos Humanos, Célio Gama, da empresa logística, que distribui em cosméticos em Uberlândia, também esteve presente. O objetivo foi orientar e incentivar empresas a trabalhar com esses profissionais. “O relacionamento é muito bom para cultivarmos isso. Na empresa onde trabalho, não preocupamos mais com a Lei de Cotas e sim com o perfil do trabalhador. Pois estamos preparados para trabalhar com o profissional que possui com deficiência” ressalta.

Lei de Cotas

A Lei 8.213/91 determina a obrigatoriedade para as empresas com cem ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. O “Dia D” também pretende informar e alertar as empresas sobre esta determinação.

Municípios de Minas Gerais que realizaram o Dia D: Sete Lagoas, Divinópolis, Nova Serrana, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, São João del-Rei, Juiz De Fora, Montes Claros, Patos Minas, Araxá, Uberaba, Poços De Caldas, Varginha, Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Almenara, Araçuaí, Ituiutaba, Muriaé, Paracatu, Passos, Salinas e Uberlândia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui