Minas Gerais termina Jogos Escolares da Juventude com 17 medalhas

0

A delegação de Minas Gerais encerrou, em Fortaleza (CE), sua participação nos Jogos Escolares da Juventude – etapa para atletas de 12 a 14 anos. Ao final da disputa, o saldo dos mineiros foi de 17 medalhas conquistadas: cinco de ouro, cinco de prata e sete de bronze. O número supera os resultados alcançados na edição de 2014 do evento, quando Minas obteve 13 conquistas: uma de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

Participaram da etapa dos Jogos Escolares da Juventude no Ceará 159 alunos-atletas campeões do Módulo I dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2015, competição realizada em parceria entre as Secretarias de Estado de Esportes (SEESP) e Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Modalidades coletivas

No sábado, nas finais das modalidades coletivas, as equipes mineiras estiveram envolvidas em sete disputas de medalhas e obteve seis conquistas. Comandada por Kamilla Soares, atleta que se destacou na competição com seu 1,97m de altura, o Centro Educacional Mendes e Santos, de Montes Claros, subiu ao lugar mais alto do pódio. Com a vitória de 33 a 15 sobre o Colégio Santa Catarina, do Pará, as mineiras garantiram o ouro e o acesso do estado à 1ª divisão da modalidade em 2016.

No futsal masculino, o Colégio Batista Mineiro enfrentou uma partida bastante difícil contra o Centro Educacional Recriarte, de Santa Catarina. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, os catarinenses levaram a melhor na disputa de penalidades vencendo por 8 a 7. Medalha de prata para o time de Belo Horizonte.

O handebol masculino de Minas também terminou os Jogos da Juventude na segunda colocação. No confronto com Colégio Castro Alves, do Espírito Santo, o Colégio Padrão, de Montes Claros, foi derrotado por 14 a 11.

As medalhas de bronze mineiras nas modalidades coletivas vieram com as equipes femininas. No futsal, a Escola Estadual Paraisense, de São Sebastião do Paraíso, venceu o Centro Educacional Tsuro Oguido, do Paraná, por 4 a 2 e garantiu o terceiro lugar.

No handebol feminino, novamente Minas levou a melhor sobre as paranaenses. Vitória da Escola Estadual Cesário Coimbra, de Muzambinho, por 18 a 11 contra o Centro Educacional Agostinho Stefanello.

Na disputa pelo bronze contra o tradicional Colégio Amorim, de São Paulo, as mineiras da Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo, de Varginha, venceram por 3 sets a 2 e garantiram o pódio.

159 alunos-atletas do JEMG participaram da competição – Foto: Washington Alves/Exemplus/COB

Seleção

Os alunos-atletas e treinadores que participaram dos torneios de basquetebol e voleibol dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 12 a 14 anos, em Fortaleza, foram observados por membros das confederações brasileiras dos respectivos esportes em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). O objetivo da análise foi escolher os integrantes das seleções do evento, que participarão de treinamentos com técnicos das equipes nacionais.

No sábado (12/9), último dia das disputas, foram anunciados os convocados das seleções em cerimônia realizada no Centro de Convivência dos Jogos Escolares.

Observados pelos treinadores Percy Oncken e Roberto Picinin, foram convocados para um período de treinamento teórico e prático com técnicos das Seleções de base da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Centro de Desenvolvimento da modalidade, em Saquarema (RJ), quatro atletas mineiros: Isabela da Silva Abreu, Rosely Evaristo Nogueira, Micheli Silva Carvalho, Marcus Vinícius Silva Oliveira.

Entre os escolhidos para a Seleção de basquetebol, Kamilla Soares Cardoso Silva foi a única representante de Minas Gerais convocada para os treinamentos.

Na fase das modalidades individuais, Júlia Araújo, da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, de Divinópolis, também foi escolhida pela Confederação Brasileira de Judô para um período de treinamentos.

Jogos Escolares da Juventude

Durante os nove dias de competição, Fortaleza recebeu mais de 3.800 jovens atletas de 12 a 14 anos para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro.

Anualmente, os Jogos contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne, em cada faixa etária, atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR). Já Natal será sede das Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para alunos-atletas com deficiência de 12 a 17 anos.

Confira as medalhas conquistadas por Minas Gerais:

OURO

1) Atletismo – 100m com barreiras: João Victor de Oliveira do Colégio Apogeu de Juiz de Fora;

2) Natação – 100m livres: Eduardo Oliveira do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte;

3) Natação – 200m livres: Eduardo Oliveira do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte;

4) Xadrez: Vitor Fróis do Colégio Atena de Araxá-MG;

5) Basquete feminino: Centro Educacional Mendes e Santos – Montes Claros.

PRATA

1) Atletismo – 1000m rasos: Noemi Alves do Colégio Apogeu de Juiz de Fora;

2) Atletismo – Pentatlo:  Rafaela Cristine de Souza da E.M. Vitalina Rossi de Poços de Caldas;

3) Ginástica rítmica – Aparelho Corda: Vitória Guerra do Centro Educacional Mineiro de Belo Horizonte;

4) Futsal masculino: Colégio Batista Mineiro – Belo Horizonte;

5) Handebol masculino: Colégio Padrão – Montes Claros.

BRONZE

1) Atletismo – Salto em distância: João Victor de Oliveira do Colégio Apogeu de Juiz de Fora;

2) Atletismo – Arremesso de peso: Thaís Zanfrilli da E.E. Chico Resende de Lagoa da Prata;

3) Natação – 400m livres: Luísa Amaral do Colégio Santo Agostinho de Nova Lima;

4) Natação – 50m peito:  Lucas dos Anjos do Centro Educacional Pirlimpimpim – São Paschoal de Uberlândia;

5) Futsal feminino: E.E. Paraisense – São Sebastião do Paraíso;

6) Handebol feminino: E.E. Cesário Coimbra – Muzambinho;

7) Voleibol feminino: E.E. Domingos de Figueiredo – Varginha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui