Parceria incentiva o artesanato do Alto Jequitinhonha

0

As riquezas de Minas Gerais estão relacionadas também com a diversidade de seu artesanato. Para potencializar a atividade e fortalecer ainda mais esta tradição no estado, o Sistema Sedinor/Idene, por meio do Programa Artesanato em Movimento, iniciou uma parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico do Vale do Jequitinhonha/Estação Conhecimento, que desenvolve o Projeto Artesanato no Vale.

O objetivo é unir forças em torno da implantação de ações de desenvolvimento e promoção do artesanato do Alto Jequitinhonha em dez municípios: Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Minas Novas, Presidente Kubistchek, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina.

Além de contribuir para reforçar a imagem e identidade do artesanato no Alto Vale Jequitinhonha, a parceria, que tem validade de 12 meses, vai ajudar na promoção e comercialização de produtos artesanais, criando demanda e fortalecendo esta atividade.

A tentativa é sensibilizar jovens, entre 14 e 20 anos, a se inserirem no mercado de trabalho por meio do artesanato, que é um potencial da região. O incentivo, além de gerar emprego e renda nas localidades, pode contribuir para a redução dos problemas enfrentados pelos jovens devido à falta de expectativa e oportunidade.

Atualmente, o sistema Sedinor/Idene, por meio do Artesanato em Movimento, fomenta o segmento, gerando renda e divulgando a cultura da região de abrangência da secretaria. Para a coordenadora do programa, Marina Magalhães, as parcerias são importantes para potencializar as ações. “Estabelecer parcerias proporciona um fortalecimento do segmento e evita sobreposições de ações, possibilitando atender um maior número de beneficiários”, concluiu.

O artesanato é um potencial da região – Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui