Índia Xacriabá é presa durante manifestação no desfile da Independência em Montes Claros

4

Uma índia Xacriabá foi presa na manhã desta segunda-feira (07/09) durante a manifestação “O grito dos Excluídos” em Montes Claros, no Norte de Minas, no desfile de 7 de setembro. O grupo protestava e reivindicava melhorias na educação, saúde e segurança no município.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a índia, que estuda direito em uma faculdade em Montes Claros, estava exaltada e chutou um alambrado que separava um espaço reservado ao palco, montado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, onde aconteceu os desfiles em homenagem a Independência. Ainda de acordo com a PM, o alambrado caiu e atingiu policiais. Juvana Xacriabá foi conduzida à delegacia.

“Nós fazíamos nossas reivindicações, que são diárias, e o prefeito (Ruy Muniz) acenava como se estivesse zombando da gente. Acredito que tenha ocorrido um equívoco, pois muitos jovens pulavam no local”, afirma a integrante do movimento, Sônia Gomes Oliveira.

Juvana Xacriabá foi presa em Montes Claros – Foto: Reprodução / Página Eventos MOC

O prefeito Ruy Runiz afirmou que acompanhou todos os desfiles e que aplaudiu os movimentos que participaram em uma atitude democrática. O prefeito afirmou ainda que estava distante da moça que foi presa e não teve nenhum contato visual com ela.

Representantes do movimento acusam os policiais de usarem força desproporcional durante a ação. Segundo o major Oswaldo Marques, a estudante se mostrava muito exaltada e resistiu à prisão. “Nós não usamos violência. Os policiais precisaram usar técnicas de imobilização que a própria Polícia Militar ensina”, explica.

O delegado de plantão, Rodrigo Andersen Guedes, ouviu a estudante e também os policiais envolvidos na ocorrência. Ele afirma que a estudante é uma índia Xakriabá e estava totalmente caracterizada, inclusive com arco e flecha. “Durante o depoimento ela relatou que não tinha intenção de derrubar o alambrado, nem queria ameaçar ou lesionar alguém”, diz o delegado.

Apesar da estudante ser uma índia xacriabá, de acordo com o delegado, o crime cometido por ela é considerado comum e deve ser investigado pela justiça comum. “Neste caso não envolveu nenhum direito indígena e por isso será acompanhado pela justiça comum”, explica.

A jovem passou por exames de corpo de delito, foi ouvida e liberada. O delegado Rodrigo Andersen afirmou que será instaurado um inquérito para apurar o caso.

Internautas registraram a prisão (veja o vídeo abaixo):

Lamentável o ocorrido hoje no Grito dos Excluídos em Montes Claros. Vídeo mostra ação truculenta, covarde e desnecessária do PM que prendeu a indígena Juvana Xacriabá, após a provocação do prefeito municipal que se dirigiu aos manifestantes em tom de gozação. Com o prefeito ficou tudo bem. A tropa era comandada pelo Major Osvaldo e pelo Capitão Carlos. É necessário provocar dor e sofrimento numa jovem depois de imobilizada e almegada? Vamos acionar o CIMI, a Secretaria de Direitos Humanos do Estado e a Comissão de Direitos Humanos da ALMG. O Grito sempre foi uma manifestação pacífica, organizado pelas Pastorais e Movimentos Sociais de Montes Claros. Juvana é de São João das Missões e estuda Direito em Montes Claros!

Posted by Eduardo Madureira on Segunda, 7 de setembro de 2015

Juvana Xacriabá foi presa em Montes Claros – Foto: Reprodução / Página Eventos MOC

Juvana Xacriabá foi presa em Montes Claros – Foto: Reprodução / Página Eventos MOC

Juvana Xacriabá foi presa em Montes Claros – Foto: Reprodução / Página Eventos MOC

(Fonte: Inter TV Grande Minas / G1)

4 COMENTÁRIOS

  1. Não quero acusar, nem defender ninguém. Não gosto de política e não sou filiado a nenhum partido político. Mas, a índia portava um arco com flecha em ponto de lançamento e apontou essa arma para as pessoas do palanque oficial. Ainda que não quisesse, ela poderia ter ferido ou matado alguém caso a flecha fosse lançada. A polícia fez o que devia para desarmá-la e, para isso, o uso da força física se fez necessário, em razão da resistência à prisão demonstrada pela indígena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui