Minas Gerais recebe pela primeira vez o Festival Internacional de Cerveja e Cultura

0

Entre esta sexta-feira (28/8) e o próximo domingo (30/8), Minas Gerais recebe, pela primeira vez, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). O evento acontece no Alphaville Lagoa dos Ingleses – Espaço Csul Lagoa e deve atrair, nos três dias, cerca de 10 mil pessoas entre profissionais e apreciadores da cerveja. Os ingressos para o Festival podem ser adquiridos na Central dos Eventos (www.centraldoseventos.com.br) e na Sympla (www.sympla.com.br).

O FICC vem com o intuito de criar o maior intercâmbio cervejeiro já visto em Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento e expansão do setor na região e abrindo novas janelas para o turismo e cultura, sem deixar de lado o estudo sobre o tema. O evento traz em sua programação o Congresso Internacional de Cerveja – FICC – Acerva Mineira.

Durante o festival serão abordados vários temas do segmento cervejeiro, e convidados nacionais e internacionais de renome estarão presentes compartilhando com os congressistas um pouco da experiência.

O congresso foi concebido com enfoque técnico, pensando nos cervejeiros caseiros que muitas vezes carecem deste aprimoramento. De acordo com o presidente da Associação Acerva Mineira, Kelvin Azevedo de Figueiredo, informações preciosas serão repassadas pelos palestrantes.

“O Congresso tem uma grande importância na comunidade cervejeira, principalmente por oferecer aos participantes a oportunidade para compreenderem a realidade e/ou técnicas cervejeiras através de profissionais com conhecimento de fato, além de proporcionar a oportunidade para refletir com competência na construção do conhecimento sobre produção de cervejas artesanais”, diz Kelvin.

A programação terá como temas centrais: gastronomia, cultura e turismo ligados à cerveja, harmonização de cerveja com comida, receitas inovadoras, dicas de produção e planejamento de marketing.

Entre os palestrantes está Marcos Falcone, mestre cervejeiro e sócio diretor da Micro Cervejaria Falke Bier, fabricante de cervejas artesanais desde 1988, que abordará o tema  Mercado Brasileiro de Cervejas Artesanais.

O americano Jason Buehler, cervejeiro da Denver Beer Company e responsável por todos os aspectos da produção e embalagem na Oskar Blues e Lyons, também tem presença confirmada.

A programação do FICC pode ser conferida no site: http://ficc.net.br/

Festival Internacional de Cerveja e Cultura

Em cada edição o festival irá homenagear um país. Desta vez será a Inglaterra, estreitando laços de relacionamento com comunidades inglesas presentes na região de Nova Lima. Pubs no estilo inglês serão montados no espaço, que também contará com área gastronômica, apresentações circenses, espaço kids, artesanato, foodtrucks, djs e 11 bandas.

Diogo Kfoury, um dos organizadores do FICC, se mostra entusiasmado com o festival. “Estamos fazendo um evento novo, criativo, diferente, que vai chamar a atenção para o setor, valorizar a região e apresentar as diversas marcas produzidas pelo mercado cervejeiro”.

Panorama do mercado de cervejas artesanais em Minas Gerais

Uma das características do mercado cervejeiro na Grande BH é a diversidade de estilos de cerveja, sendo por isto reconhecida como a “Bélgica Brasileira”. A qualidade do produto produzido em Minas Gerais pode ser atestada pela quantidade de prêmios que as microcervejarias recentemente receberam em concursos internacionais de cerveja realizados no Brasil e no exterior.

De acordo com Cristiano Lamêgo, superitendente Executivo do Sindbebidas, as microcervejarias mineiras foram premiadas no World Beer Cup nos Estados Unidos, no Mundial de la Bierre na França, na Superior Taste Award na Bélgica, na South Beer Cup 2013 na Argentina, na 2ª Copa Cervezas de América, realizada no Chile, e em Blumenau, no 1º Concurso Brasileiro de Cerveja.

O estado tem 30 empresas registradas no Ministério da Agricultura em Minas Gerais, sendo o segundo maior  em volume de produção e em número de microcervejarias que, juntas, produzem mensalmente 1.000.000 litros. A previsão de crescimento médio de faturamento para 2015 é de 14%.

O presidente da Associação Acerva Mineira, Kelvin Azevedo de Figueiredo, informa que atualmente estão cadastrados na associação 300 produtores caseiros e que mais de 2.000 pessoas já fizeram os cursos oferecidos pela Acerva Mineira.

Serviço:

FICC

Endereço: Alphaville Lagoa dos Ingleses – Espaço CSul Lagoa (Av. Picadilly, 105, lojas 122,124)

Data: 28, 29 e 30 de agosto

Horário:

Sexta: 18h às 24h

Sábado e domingo: 13h às 24h

Informações: (31) 9405-6523

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui