Minas Gerais irá capacitar técnicos para combater desperdício de alimentos

0

Desenvolvimento Agrário anuncia projetos em seminário da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) anunciou nessa quinta-feira (6/8) que irá promover cursos de capacitação para fomentar a segurança alimentar e nutricional sustentável em Minas. Essas e outras ações, previstas para os próximos quatros anos, foram apresentadas pela Seda, durante o 1º Seminário da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos, realizado nesta quinta-feira, em Belo Horizonte.

Com o objetivo de otimizar recursos e combater o desperdício, a rede metropolitana é formada pelos gestores dos bancos de alimentos de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sabará, Betim, Brumadinho, Contagem, Prodal-Ceasa Minas e dos programas Mesa Minas (Sesi) e Mesa Brasil (Sesc). É fruto de um projeto de extensão proposto pela Fumec e UFMG.

Os bancos de alimentos são responsáveis por adquirir produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e repassar para entidades cadastradas e famílias em situação de vulnerabilidade social. O encontro, no auditório da Fumec, reuniu representantes de bancos de alimentos de 21 municípios mineiros e serviu como troca de experiências entre os integrantes da rede.

Segundo o subsecretário de Agricultura Familiar, Luiz Ronaldo Carvalho, o Estado estava representado no evento com as melhores práticas sobre segurança alimentar, rede e banco de alimentos.

“A Agricultura Familiar deve ser protagonista nesta engrenagem da segurança alimentar, já que esses equipamentos públicos são abastecidos por produtos dos trabalhadores rurais. Nosso papel é fomentar a segurança alimentar e um dos caminhos passa pela capacitação técnica”, disse Carvalho.

PAA movimenta milhões

Segundo o coordenador estadual do PAA, Raul Machado, o PAA movimenta mais de R$ 13 milhões junto aos bancos de alimentos do Estado. Além da Rede Metropolitana, o programa federal atende também os 19 municípios que compõem a Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba) e Ubá, na Zona da Mata. “Foi uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas dos técnicos sobre o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos e explicar sobre o processo de adesão dos municípios ao programa”, disse Machado.

O subsecretário de Agricultura Familiar, Luiz Ronaldo Carvalho – Foto: Leon Elias/Fumec

(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui