Mais de 2 milhões de alunos retomam às aulas nas 3.654 escolas estaduais de Minas Gerais

0

Esta segunda-feira (3/8) marca o retorno às aulas na rede estadual de ensino. Depois de duas semanas de recesso escolar, mais de 2,1 milhões de alunos retomam as atividades letivas nas 3.654 escolas estaduais. O segundo semestre do ano letivo vai até o dia 17 de dezembro. Conforme o calendário escolar, o ano letivo conta com 200 dias de aula e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e 833h20 para os anos finais.

Durante este semestre, a rede estadual de ensino terá uma programação variada de ações. A primeira já ocorre nesta semana. Trata-se da realização da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). A última fase do torneio estudantil tem início nesta segunda-feira (3/8) e será realizada até o próximo dia 8/8, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Cerca de 5.600 estudantes das redes públicas e particulares de 12 a 17 anos participam de modalidades coletivas e individuais.

Entre os meses de agosto e setembro também será realizado o segundo momento da Virada Educação Minas Gerais (VEM). Para o período, estão programadas rodas de conversa nos 17 territórios de desenvolvimento estabelecidos pelo Governo do Estado. Cada território vai realizar uma oficina com adolescentes de 15 a 17 anos para organizar suas propostas por uma educação melhor.

Concomitantes às rodas de conversas dos adolescentes vão acontecer também as rodas com os educadores e professores. Até o momento, mais de 2.500 pessoas se inscreveram para a iniciativa, sendo 1.300 estudantes. A participação das escolas não é obrigatória. A partir de 19 de setembro também haverá um chamamento dos jovens que estão fora da escola para que a rede estadual de ensino possa se organizar para recebê-los no ano de 2016.

Ainda em setembro, no dia 12, serão aplicadas as provas da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A relação dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio classificados para a segunda etapa será divulgada no dia 12 de agosto, no site da Obmep. A primeira etapa da Olimpíada contou com a participação de 1.889.666 mineiros de 4.569 escolas públicas.

No período de outubro a dezembro serão realizados os exames do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica.

Mais de 2,1 milhões de alunos retomam atividades – Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG

(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui