Fenômeno da “lua azul” poderá ser visto na noite de sexta-feira

0

O fenômeno da “lua azul”, algo que acontece aproximadamente a cada três anos e que não voltará a ocorrer até janeiro de 2018, poderá ser visto no céu na noite de sexta-feira (31), o último dia do mês julho. A última “lua azul” ocorreu no dia 31 de agosto de 2012.

Como lembra o Observatório Naval dos Estados Unidos em seu site, o fenômeno da “lua azul” acontece quando há uma segunda lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário.

Cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias, por isso, quando a lua cheia acontece no início do mês, é provável que haja uma segunda no final. Isso é o que vai ocorrer neste mês de julho, que teve sua primeira lua cheia no dia 2 e terá uma segunda, a “azul”, nesta sexta-feira, dia 31.

O fenômeno se chama “lua azul”, mas o astro não será visto nessa cor, mas em tons de cinza, branco e prateado, os que normalmente se veem na superfície do satélite natural da Terra.

Segundo os especialistas, a lua apresentou a cor azul em muito poucas ocasiões, por efeito de pó, cinza ou fumaça na atmosfera da Terra devido a grandes erupções vulcânicas e incêndios florestais.

A expressão Lua azul se tornou um sinônimo de coisa rara (Reprodução/Redes Sociais)

(Fonte: UOL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.