Abastecimento de água volta a ser motivo de preocupação em Governador Valadares

0

O abastecimento de água voltou a ser motivo de preocupação em Governador Valadares, no Leste do Estado. Na segunda-feira (20) o nível do Rio Doce chegou à marca de 20 centímetros negativos e nesta terça-feira (21) atingiu a marca de 32 centímetros negativos. Os bairros estão sendo abastecidos por meio de revezamento, mas se a população não economizar, pode faltar água.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com o nível do rio normal a vazão de água é de 1.023 litros por segundo (l/s), mas atualmente está em 879 l/s. Para evitar o desabastecimento, o SAAE reforçou a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central com a utilização da bomba submersa, instalada em meados do ano passado, no meio do rio.

E pede à população que economize água. “É preciso que a população se conscientize e adote as medidas de economia, para que não passemos por desabastecimento”, alerta o diretor adjunto do SAAE, Vilmar Rios. A prefeitura vai voltar hoje com campanhas de conscientização pelas redes sociais.

Em junho a vazão média do rio Doce em Valadares era de 356 metros cúbicos por segundo e na primeira semana desse mês estava em 167 metros cúbicos por segundo, segundo o ambientalista Henrique Lobo, membro do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce que estuda o manancial há 32 anos. (Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui