Recadastramento biométrico chega a três cidades do Norte de Minas

0

A partir desta terça-feira (14/07), novas cidades no interior de Minas recebem o recadastramento biométrico. Eleitores de Romaria, Claro das Poções, Juramento, Irai de Minas e Joaquim Felício, municípios cujos eleitorados apresentam indícios de irregularidades, devem comparecer aos postos da Justiça Eleitoral para fazer a revisão biométrica sob pena de terem seus títulos cancelados. Confira os municípios que começam a revisão:

– Romaria -> 14/07/15
– Claro das Poções -> 17/07/15
– Juramento -> 17/07/15
– Irai de Minas -> 31/07/15
– Joaquim Felício -> 31/07/15

Em todos os municípios, com exceção de Juramento, os eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico no ônibus TRE Aqui, que ficará estacionado em locais de grande circulação por um período determinado. Já os eleitores de Juramento deverão dirigir-se à Central de Atendimento de Eleitores de Montes Claros (Rua Juca Prates, 1100, Morrinhos). Depois que o ônibus encerrar suas atividades, os eleitores de Romaria, Claro das Poções, Irai de Minas e Joaquim Felício que não tiverem passado pela revisão poderão fazê-la nos cartórios eleitorais dos municípios-sede (Monte Carmelo, Montes Claros e Buenópolis), que passam a atender por biometria todos os eleitores.

O prazo final para a revisão do eleitorado de Romaria, Claro dos Poções, Juramento, Irai de Minas e Joaquim Felício é o dia 18 de dezembro.

O horário de atendimento do recadastramento biométrico será de segunda a sexta, das 12h às 18h nos cartórios, e de segunda a sábado, das 9h às 17h nos ônibus.

Documentação necessária e procedimentos

Para fazer o recadastramento biométrico nos municípios em revisão, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço (cuja data de emissão depende de cada município), para que o eleitor comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos, do sexo masculino, que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez, podem fazê-lo durante o recadastramento biométrico. Nesse caso, é necessário apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor. Além disso, o eleitor será fotografado. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento de sua impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral

Informações ao eleitor desses municípios poderão ser obtidas junto ao cartório da Zona Eleitoral responsável ou pelo Disque-Eleitor (148).

(Fonte: TRE/MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui