Ipanema produzirá queijo de quase duas toneladas

0

Município que já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil quer bater o recorde de maior do mundo também pelo doce de leite gigante de 520kg.

17.500 mil litros de leite serão utilizados para a produção do maior queijo minas do mundo, na sexta edição da “Festa do Queijo” na cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce, que acontece de 31 de julho e 1º de agosto. O município do interior de Minas Gerais já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1.770kg produzido em 2014, e este ano quer atingir a marca de 1.850kg. O maior queijo minas do mundo desfila pela cidade e depois será distribuído gratuitamente para a população na Praça Coronel Calhau.

Além do esperado queijo, esta edição conta novamente com a produção de um doce de leite gigante com mais de 520kg. Ano passado a iguaria, também auditada pelo Rank Brasil, com 507 kg foi distribuída em pedaços juntamente com o queijo durante a festa. Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda em barraquinhas na Feira do Queijo, durante a Festa na Praça Coronel Calhau. Cursos de culinária do queijo também serão realizados na semana que antecede o evento.

Fabricação do queijo e doce de leite

Ipanema produzirá queijo de quase duas toneladas – Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipanema

O queijo gigante será produzido no dia 15 de julho, às 7h e ficará por conta do Queijeiro da Capil juntamente com os auxiliares de produção e sob a inspeção da parte técnica. Para a produção do queijo de 1,85 toneladas serão gastos aproximadamente 17.500 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e 150 kg de sal. Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, a fabricação do queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.

“A produção será em uma queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, que devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo, é enformado dentro da câmara fria onde permanece entre as temperaturas de cinco à dez graus até o dia do desfile”, explica. A produção do doce de leite leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Ele será produzido na sede da fábrica de doces Nhá Nair, no dia 28 de julho a partir das 8h. Para a quantidade de 520 quilos o processo de preparo dura até 8h. Para a produção serão usados aproximadamente 1.100 litros de leite e 350 kg de açúcar. Após o processo o doce vai para a enformagem e “descansa” até o dia 1º de agosto quando será auditado e seguirá para o desfile pela cidade.

Às 15h do dia 1º de agosto (sábado), na sede da Capil, o queijo e o doce de leite, auditados por um fiscal do Rank Brasil, será aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo. A apresentação dos dois produtos está marcada para as 16h, com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita na Praça Coronel Calhau.

Sobre a cidade de Ipanema

Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 19 mil habitantes, localizada a 190 km de Governador Valadares, 75 km de Caratinga e 80 km de Manhuaçu, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira, onde a mais importante captadora, Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil), recebe diariamente 110 mil litros de leite. A “Festa do Queijo” é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) para a produção do queijo e da fábrica de doces Nhá Nair para a produção do doce.

Ipanema produzirá queijo de quase duas toneladas – Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipanema

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA 6ª “FESTA DO QUEIJO” EM IPANEMA:

De 21/07 a 31/07
– Curso de queijos e derivados, manipulação de alimentos e outras receitas na carreta escola do SENAC/MG na Praça Coronel Calhau. A cozinha móvel ficará estacionada na praça da matriz, entre os dias 21 e 31 de julho, sobre a responsabilidade de uma economista doméstico, oferecendo mini cursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal o leite e seus derivados

De 27/07 a 1º/08
– A Prefeitura Municipal e Caixa firmaram parceria e pela primeira vez o Caminhão da Sorte das Loterias participará das festividades realizando todos os sorteios, entre os dias 27 de julho a 1º de agosto, na Praça Coronel Calhau

31/07 (Sexta)
18h – Feira Gastronômica do Queijo com comercialização dos produtos do queijo: churrasquinho de queijo, pão de queijo, broa de queijo, brigadeiro de queijo, sorvete de queijo, entre outros
22h – Show regional com Paulo Sérgio, Mateuzito e Banda

01/08 (Sábado)
15h – Pesagem do Queijo e do doce de leite na Cooperativa Agropecuária e aferição do recorde pelo Rank Brasil
15h30 – Coletiva com a imprensa nacional sobre a pesagem do queijo
16h – Saída do Queijo Gigante e do Doce de Leite para Desfile pelo Centro da Cidade em carro aberto. Saída da Cooperativa Agropecuária de Ipanema e chegada à Praça Coronel Calhau
17h – Corte do Queijo e do Doce de Leite e distribuição à população na Praça Coronel Calhau
17h – Feira Gastronômica do Queijo
18h – Entrega dos troféus para o queijo e o doce e pronunciamento de autoridades
21h – Show nacional com o cantor Erick Montteiro

(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui