Aberta a 7ª Conferência de Saúde em Montes Claros

0

Técnicos do Samu e do Cisrun participam das palestras e debates.

Foi aberta na noite desta terça-feira, 07/07, a programação da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Montes Claros, com objetivo de discutir as prioridades para a saúde pública no município. Os trabalhos acontecem até quinta-feira, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do povo brasileiro”, a conferência é realizada pela Secretaria de Saúde e o Conselho de Saúde do município.

A solenidade de abertura contou com a participação de usuários que se inscreveram para participar da assembleia nas cinco pré-conferências, profissionais de saúde, prestadores e autoridades. Além das boas-vindas e acolhimento aos participantes, foi realizada uma palestra sobre “Reformas democráticas e populares do Estado”, proferida pelo professor Antônio Avilmar, vice-reitor da Unimontes.

Representando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Macro Norte) na solenidade, o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Patrick Warner Martins Murta, destaca que a realização das Conferências Municipais de Saúde é necessária para que a sociedade possa ser ouvida e para delinear os principais pontos a serem contemplados pela política de saúde que será implantada nos próximos anos. “Por isso é importante que as discussões incluam os programas municipais, estaduais e federais vigentes; aspectos geográficos e demográficos; cenário da atenção primária à saúde e da média e alta complexidade hospitalar; atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência; estrutura física, leiaute e equipamentos disponíveis; situação de vulnerabilidade social; Recursos Humanos; perfil do saneamento básico local, entre outros, com vistas a buscar a melhoria da qualidade e viabilizar o acesso aos serviços prestados de maneira humanizada. Também é importante discutir a gestão dos recursos financeiros, de forma que esta seja eficiente para o alcance das metas físicas”, analisa.

Durante toda a programação, profissionais do Samu e do Cisrun participarão das palestras e debates.

Técnicos do Samu Macro Norte e do Cisrun participam da 7ª Conferência de Saúde em Montes Claros – Foto: Jerúsia Arruda / Divulgação Samu Macro Norte / Cisrun

Programação

Nesta quarta-feira (08/07), a programação da conferência terá inicio às 8h e se estenderá por todo o dia, com palestras abordando questões do “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade” e “Participação Social”, com os palestrantes Antônio Maciel e Rosângela Silveira, respectivamente. Às 14h, o tema será “Valorização do trabalho e da educação em saúde”, a partir de palestra proferida pelo secretário municipal adjunto de Saúde, Danilo Narciso.

Na quinta-feira (9), também a partir das 8h, serão discutidas a “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde” e “Saúde Mental”, com palestras de João Batista Silvério e Rosângela Silveira. À tarde, a partir das 14hs, a partir da palestra de Laura Adriana, o debate será sobre “Ciência, tecnologia e inovação do SUS”. Em seguida, no encerramento das discussões, Roberto Coelho ministra palestra sobre “Informação, educação e política de comunicação do SUS”.

Ao final da conferência, todas as ações prioritárias elencadas durante os debates serão incluídas em documento oficial que será enviado ao governo estadual, que o encaminhará, em seguida, ao governo federal. (Jerúsia Arruda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui