Quilombola do Vale do Mucuri é o primeiro a assumir cargo na administração do Estado

0

Vandeli Paulo dos Santos foi nomeado diretor de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais (PCT’s), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

A chegada de Vandeli Paulo dos Santos para reforçar a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) é um dos exemplos do protagonismo popular no modo de governar o Estado de Minas Gerais. Estudante universitário, ele é o primeiro quilombola a assumir um cargo de destaque na administração direta.

Como diretor de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais (PCT’s), vinculado à Subsecretaria de Agricultura Familiar, Vandeli dos Santos terá como principal desafio ouvir as demandas e buscar soluções para reinvindicações históricas dos movimentos, como acesso e regularização de terras, crédito e assistência técnica.

“Com certeza é um desafio grande, porque a gente quer ver o resultado chegar até as comunidades quilombolas, indígenas, os povos de terreiros, os pescadores artesanais. A expectativa é a de que a gente possa levar as políticas públicas para essas comunidades”, diz o quilombola.

Morador do Quilombo Santa Cruz, em Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri, Vandeli é um dos dez filhos de dona Anézia Pereira dos Santos. Seu pai, João Paulo Martins dos Santos, já falecido, foi um dos organizadores do quilombo e um dos principais militantes na busca de direitos para os Povos e Comunidades Tradicionais.

“Meu envolvimento com a causa é fruto dessa herança dos meus pais”, completa Vandeli, que já foi coordenador da juventude quilombola da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’Golo).

Vandeli, um quilombola com voz ativa na Cidade Administrativa: “Queremos ver os resultados chegarem até as comunidades” – Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG

Conquista de direitos

A nomeação de Vandeli para a ocupação do cargo foi recebida com entusiasmo pelos movimentos sociais. Para o representante do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (Cedefes), Pablo Matos Camargo, a vinda do quilombola para a Cidade Administrativa é a primeira conquista do segmento.

“Estamos ocupando espaços estratégicos para a conquista de direitos e a promoção das comunidades quilombolas, que foram desprivilegiadas pelos antigos governos mineiros”, afirmou Camargo nas redes sociais.

Em outubro, o Governo de Minas irá organizar o 1º Encontro Estadual de PCT’s, no qual será lançada a Comissão Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, a chegada de Vandeli para atuar no órgão reforça o compromisso do Governo Pimentel com os Povos e Comunidades Tradicionais.

“Vamos trabalhar não só para atender à demanda dos quilombolas, mas também de outros povos e comunidades que, historicamente, sempre estiveram à margem das políticas públicas executadas pelo Estado. Já mapeamos mais de 15 segmentos que demandam políticas do Estado”, ressalta Martins. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui