Festa do Rosário de Minas Novas começa com lavação da igreja e quinta do angu

0

Há cerca de 300 anos, esta tradição religiosa que mistura rituais do catolicismo popular com manifestações religiosas africanas resiste aos tempos de falsa prosperidade.

O convite formal, registra que nos próximos 14 dias, tem Rei e Rainha, na cidade: “O Juiz Maior, Padre Júlio Antônio Rocha e a Juíza Maior, Maria Natalina de Oliveira Carvalho, convidam a todos para vivermos este grande momento de fé e de confraternização”.

Minas Novas, cidade em festa permanente, no Vale do Jequitinhonha, acordou nesta quinta-feira, 11 de junho, ao som de muitos foguetes, alegria e fé, fazendo romaria.

Muitos fiéis de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas descem a ladeira da rua Boa Vista, que une a Igreja do Rosário até o Rio Fanado, em uma caminhada de cerca de 500 metros, com potes e latas na cabeça, para buscar água para a lavação da Igreja.

Reza a fé que o local de pegar a água deve ser o mesmo em que foi encontrada a imagem da santa por garimpeiros negros, no século dezoito.

Há cerca de 300 anos, esta tradição religiosa que mistura rituais do catolicismo popular com manifestações religiosas africanas resiste aos tempos de falsa prosperidade.

Movimento de fiéis na Quinta-feira do Angu da Igreja do Rosário de Minas Novas – Foto: Divulgação

Muita gente não dorme, esperando a hora. E quem dorme bota o despertador pra tocar às 3 e meia da madrugada. A lavação começa às 4 da manhã.

Todo ano, neste ato de fé, um mutirão de mais de 300 pessoas carrega vassouras, fé, sabão, água e paixão. São adultos, idosos, jovens, crianças. Tudo pela santa do Rosário.

E não faltam cantos, dança e tambor. Depois da Lavação da Igreja, é servido um delicioso Angu, quentinho. Por isso, essa movimentação toda na abertura da Festa do Rosário é conhecida como Quinta-feira do Angu.

É o início da Festa que vai até o dia 25 de junho.

Programação

Confira a programação oficial da Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas 2015, divulgada pela Irmandade do Rosário:

11/06
– 04h00 – Quinta – feira do Angu (Lavação da Igreja)

15/06
– 12:00 – Meio dia festivo

15 a 23/06
– 19:00 horas – Novenas, com participação dos Corais: Agnus Day, Agape, São José, Arautos da Paz, Santa Cecília e Kairo’s. Leilões e Barraquinhas

20/06
– 20:00 – Leilão de Bezerro

23 a 25/06
– Comidas Típicas e Feira de Artesanato (Secretaria de Cultura e Assistência Social)

23/06 – Buscada da Santa e Dia do Mastro
– 09h30 – Buscada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário do Rio Fanado até a Igreja do Rosário. Logo após, meio-dia festivo.

– Participação Especial: Congado de São Benedito, Tambozeiros do Rosário, Tambozeiros Rei Tiago, Grupos de Santiago, Bemposta e banda de Música de Minas Novas e Veredinha.

– 19h00 – Ultima Novena, logo após levantamento do Mastro com Show Pirotécnico. Último Leilão – responsáveis: Minasnovenses Ausentes
– 23h00 – Show Artístico

24/06 – Cortejo
– 08h30 – Cortejo Real, com participação da banda de Música de Minas Novas e Grupos Folclóricos locais e visitantes.
– 10h00 – Missa Solene da Festa.
– 16h00 – Shows com artistas locais.
– 18h30 – Procissão, logo após coroação.
– 20h00 – Apresentação do Coral Pequenos Pássaros da E.M. Gabriela Leite Araújo.
– 21h00 – Show Artístico

25/06 – Dia da Posse
– 08h00 – Transição e abertura do Cofre para recolhimento dos anuários.
– 16h00 – Show Prata da Casa
– 19h00 – Missa Campal e Posse dos Novos reis para 2016: Éden Leonardo Costa Camargos Sena e Petrina Macedo Figueiredo

(Blog do Banu)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui