Secretário promete retomada da obra do Hospital Regional de Governador Valadares no próximo mês

0

As obras de construção do Hospital Regional de Governador Valadares, no Leste do Estado, serão retomadas no próximo mês. Foi o que prometeu o secretário de estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos. A previsão é a de que a unidade entre em funcionamento no segundo semestre do ano que vem. O hospital será referência para 1,5 milhão de pessoas.

A construção foi iniciada em março de 2013, mas foi paralisada em janeiro para revisão do projeto. “As obras foram interrompidas no aguardo da aprovação da Lei Orçamentária Estadual, que definiria o orçamento da Saúde”, informou Santos.

Divisão

Embora o custeio da obra seja integralmente do tesouro estadual, os custos de funcionamento do novo hospital serão tripartite e envolverão investimentos dos governos municipal, estadual e federal.

Atualmente, 75% das obras estão concluídas. A proposta é a de que o hospital atenda a população de 86 municípios das macrorregionais de Valadares e Coronel Fabriciano.

Essa é a demanda atendida pelo Hospital Municipal, que está superlotado e sempre é alvo de reclamações. A média é de 700 a 800 pacientes acolhidos por dia, mas há registros de até mil, informou a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa.

Por causa da superlotação, muitas internações vêm sendo feitas nos corredores, problema que levou o Ministério Público a pedir providências.

Ao todo, o novo hospital terá 226 leitos, sendo 176 de enfermaria, 40 de UTI, dez para socorro semi-intensivo e um heliponto. Assim como o Hospital Municipal, o atendimento no Metropolitano será 100% pelo SUS. A estrutura prevê a possibilidade de futuras expansões.

Estrutura será referência para 1,5 milhão de pessoas no Leste – Foto: Leonardo Morais/Hoje em Dia

(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui