Parque Estadual do Rio Doce abre as comemorações da Semana do Meio Ambiente

0

Atrações durante todo o mês chamam atenção para a importância da preservação do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica que resta em Minas

O Parque Estadual do Rio Doce, no Leste do estado, uma das principais Unidades de Conservação de Minas Gerais (UCMG), iniciou nesta quarta-feira (3/6) a tradicional programação da Semana do Meio Ambiente.

Logo cedo, às 8h, as portas foram abertas para as visitas pedagógicas dos alunos da rede de ensino do Vale do Aço. Em seguida, às 9h, foi realizada uma blitz ecológica no bairro Primavera, em Timóteo, onde serão distribuídas cerca de 200 mudas de plantas nativas.

As atividades, que se estendem até o final de junho, contam com a parceria da Rede Ambiental Verde Vida, formada por representantes da Policia Florestal, dos municípios da região, de empresas públicas e privadas, além de organizações não governamentais.

Para a coordenadora de Pesquisas Científicas do Parque Estadual do Rio Doce, Mirlaine Soares Barros, as comemorações da Semana do Meio Ambiente sempre são importantes para despertar a consciência das pessoas.

“Hoje em dia, quando a maior parte de nossas florestas já foi destruída, devemos nos atentar para proteger o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica que ainda resta em Minas, o Parque Estadual do Rio Doce. Para que isso aconteça, devemos contar com o apoio de todos”, alerta a bióloga.

Trilhas, palestras e exibições de filmes estão entre as atrações – Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

Turistas

A programação também atende às pessoas que vão se hospedar e acampar no parque neste feriado prolongado.

Segundo a direção, os alojamentos, com capacidade para 66 pessoas, já estão cheios e, para quem se interessar, resta a área de camping que suporta 250 barracas.

Os turistas poderão participar, nesta quinta-feira (4/6), às 9h, de palestra no auditório do parque sobre o potencial biológico da área e, em seguida, de uma trilha ecológica guiada pelos guarda-parques.

Também na quinta-feira, às 16 horas será exibido o filme Rio 2 (dos criadores da Era do Gelo).

Já na sexta-feira (5/6), no mesmo horário, quem for ao parque vai poder assistir ao filme Amazônia, que fala da dinâmica na floresta aos olhos de um macaco prego.

Outra atrações

Ao longo do mês, as atividades em comemoração da Semana do Meio Ambiente prosseguem direcionadas à comunidade e às escolas da região.

De 8 a 12 de junho, biólogos e guarda-parques realizam, em escolas do entorno do parque, palestras sobre compostagem orgânica, usando resíduos domésticos e reciclagem de papel. No dia 16, haverá atividade sobre educação ambiental na Escola Municipal Santa Rita.

O dia 17 será marcado por uma caminhada ecológica e plantio de mudas nativas, envolvendo alunos da Escola Municipal Padre João Borges Quintão, em Marliéria.

Por fim, no dia 27, de 8h às 12h, acontece a programação “Um dia no parque”, com atividades lúdicas, passeio de barco e ida ao mirante para apreciar umas das vistas mais belas da reserva, a Lagoa Dom Helvécio.

Serviço:

Outras informações sobre a programação no telefone (31) 3822.30.06 de 8 às 17 horas. E-mail : periodoce@meioambiente.mg.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui