Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

0

Ao todo, foram vacinados 71% do público-alvo em Minas, o que corresponde a 2,9 milhões de pessoas imunizadas

Termina nesta sexta-feira (5/6) a campanha de vacinação contra a gripe em Minas Gerais. A meta é imunizar 80% das 4,8 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário no estado, protegendo quem tem mais riscos de desenvolver as formas graves da doença. Ao todo, já foram vacinados 71% do público da campanha em Minas Gerais, o que corresponde a 2,9 milhões de pessoas imunizadas.

Para quem ainda não se vacinou, é importante ficar atento, porque nesta quinta-feira (4/6) é feriado nacional e as unidades básicas de saúde não vão funcionar. Na sexta-feira (5/6), ficará a critério de cada prefeitura decidir sobre o funcionamento da unidade.

A vacina é segura e só não deve ser imunizado quem tem alergia grave a ovo e derivados. Para saber mais sobre a campanha de vacinação contra a gripe acesse o site www.saude.mg.gov.br/gripe. Saiba quem deve se vacinar, formas de prevenção e confira, ainda, a galeria de imagens para compartilhar nas suas redes sociais e fazer parte da campanha.

Mitos sobre a vacina

A vacina contra gripe passa por processos criteriosos de estudo, pesquisa, testes e acompanhamento que avaliam não apenas sua eficácia, mas também sua segurança para o uso das pessoas. O medicamento é atualizado a cada ano, de acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e após a observação de dados epidemiológicos que indicam quais tipos de vírus estão em maior circulação e que potencialmente podem causar mais casos da doença nos períodos de outono e inverno.

Estudos demonstram que as campanhas de vacinação contra gripe podem reduzir em até 45% o número de internações por doença respiratórias. Além de reduzir de 39% a 75% a mortalidade nos grupos vacinados. A vacina disponível na rede pública para a campanha de 2015 é trivalente e protege contra o vírus Influenza A (H3N2); Influenza A (H1N1) e Influenza B.

Secretaria de Estado de Saúde (SES) explica que não há a possibilidade de a vacina causar gripe e não há indícios de que provoque outras doenças, como o autismo. Sobre a presença de mercúrio na composição, em forma de timerosal, a SES esclarece que ele é usado para evitar o crescimento de fungos ou bactérias no frasco já aberto da vacina, mas está em uma quantidade muito pequena e sem riscos para a saúde.

Em relação às reações alérgicas em função da vacina, a SES alerta que apenas não devem ser vacinadas pessoas que tem alergia a ovo, já que na composição da vacina há proteínas do ovo de galinha, bem como pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores da vacina ou alergias a qualquer outro componente. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui