Montes Claros sediará 1º encontro do Seminário das Águas

0

Programação para as reuniões no interior também foi discutida na oitava reunião preparatória do evento.

Montes Claros (Norte de Minas) será sede do primeiro encontro regional do Seminário “Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade”. A decisão foi comunicada, nesta quarta-feira (3/6/15), pelo presidente da Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Iran Barbosa (PMDB), durante a 8ª reunião preparatória do evento.

O evento será realizado no dia 30 e, durante a reunião preparatória desta quarta (3), os participantes discutiram o formato apresentado e apontaram sugestões. Outras oito reuniões serão promovidas no interior e as cidades serão escolhidas conforme a regionalização e o agrupamento das 36 bacias hidrográficas do Estado. Esses encontros vão preceder a etapa final do seminário, a ser realizado entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro deste ano.

O formato da reunião em Montes Claros será modelo para as demais. Pela manhã, serão apresentados diagnósticos sobre o panorama dos recursos hídricos na região, a Gerência de Projetos Institucionais (GPI) da ALMG apresentará a dinâmica e metologia do seminário. Após as exposições, serão formados os grupos de trabalho. No final da tarde, os participantes desses grupos vão consolidar propostas para o enfrentamento da crise, saneamento básico, gestão dos recursos, dentre outros temas, a serem apreciados na plenária final do evento.

Diagnóstico – Diante do impasse em relação a que entidades vão apresentar o diagnóstico regional nos encontros do interior, o deputo Iran Barbosa afirmou que vai se reunir com representantes do Instituo Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Agência Nacional das Águas (ANA), da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e dos comitês de bacia, a fim de compilar os dados disponíveis sobre as diferentes realidades de Minas. (ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui