Anglo American e UFVJM inauguram o Núcleo Espeleológico da Serra do Espinhaço Meridional em Diamantina

0

A Anglo American tem o prazer de convidar você para participar do evento de inauguração do Núcleo Espeleológico da Serra do Espinhaço Meridional (Nesem), em Diamantina, amanhã, 3 de junho, às 13 horas. O núcleo será um centro de excelência em estudo e formação de pesquisadores ligado ao Núcleo de Geociências (Nugeo) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Nesem buscará apoiar e fomentar pesquisas com intuito de incrementar o conhecimento sobre a espeleologia do Espinhaço, notadamente com desenvolvimento científico, identificação e cadastramento do patrimônio natural. A inauguração do núcleo é fruto de parceria da Anglo American com a UFVJM e o Nugeo e recebeu investimento de R$ 300 mil da empresa. A UFVJM/Nugeo participou da construção do Nesem com apoio institucional e físico. Vale ressaltar que não há nenhum centro espeleológico na região de Diamantina. Esse será o primeiro. Segue anexo e abaixo o convite.

NESEM – Objetivo e importância da iniciativa

O objetivo do NESEM é fomentar o desenvolvimento da espeleologia na região do Espinhaço Meridional. De modo específico, busca-se fomentar o conhecimento sobre o carste em rochas não carbonáticas (recorrentes na cordilheira) e, em paralelo, desenvolver os conhecimentos necessários para a formação de pesquisadores aptos ao trabalho de proteção e pesquisa nessa vasta região.

Em termos de relevância, o Espinhaço é a maior cordilheira totalmente inserida no território nacional e, de modo único no mundo, apresenta mais de três litologias onde se formam cavidades: (i) quartzito; (ii) itabirito/canga e (iii) mármores. A riqueza das cavernas da serra do Espinhaço meridional é pouco conhecida e compreendida. Ao longo das últimas décadas, a espeleologia se debruçou sobre cavernas calcárias, mais vistosas em termos físicos. Apenas com a expansão das atividades econômicas, especialmente da exploração do minério de ferro na região, tornou-se possível conhecer essa nova – e extremamente importante – dimensão do patrimônio. Ademais, o núcleo, por ser pioneiro, atuará com importante centro de difusão do conhecimento espeleológico e propulsor da formação de espeleólogos na região.

Em 2015, o núcleo iniciará um amplo projeto de mapeamento de cavidades da região e contará com a presença do maior especialista em cavernas não carbonáticas do mundo para formação da primeira turma de alunos/pesquisadores. (Tatiana Gava)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui