Teófilo Otoni e Itaobim receberão audiências sobre atendimento em saúde na região

0

O atendimento prestado na região e a judicialização da saúde serão assuntos discutidos nas reuniões na quinta (28/05).

A próxima quinta-feira (28/5/15), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem dois compromissos na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os parlamentares promovem audiências públicas para debater o atendimento em saúde na região e o impacto da judicialização da saúde nos municípios.

Pela manhã, às 8 horas, a comissão realiza audiência pública em Itaobim (Vale do Jequitinhonha). A reunião será na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que fica na avenida São Roque, 872, bairro Santo Antônio/São Jorge.

À tarde, às 14 horas, os deputados se deslocam para Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Na cidade, o evento será na Câmara de Dirigentes Lojistas, na avenida Luiz Boali, 1370, Centro.

Vulnerabilidade

Na justificativa dos requerimentos, os parlamentares destacam que a região é comumente conhecida por ser seca, com altos índices de vulnerabilidade social, que são confirmados pela taxas altas de analfabetismo e mortalidade infantil, dentre outros. Nesse sentido, as audiências têm como objetivo levantar as demandas locais da saúde, visando direcionar políticas públicas que possam melhorar a qualidade do atendimento.

Já a judicialização da saúde tem sido tema recorrente nas audiências da Comissão de Saúde. Trata-se do ato de recorrer ao Poder Judiciário para ter acesso a medicamentos, exames e outros procedimentos não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Arlen Santiago, o Governo do Estado teria gasto R$ 221 milhões em 2014 apenas para cobrir gastos oriundos desse tipo de processo judicial. (ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui