Alunos da UFJF cobram melhorias no campus Governador Valadares

0

Manifestantes cobram término das obras de construção do campus na cidade. Outra pauta do protesto era a superlotação do restaurante universitário.

Alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, fizeram uma manifestação nessa quinta-feira (21/05) na porta da instituição.

Segundo o movimento estudantil Unificado da UFJF, 95% dos alunos não compareceram às aulas. A principal reivindicação é devido à paralisação das obras da construção do campus na cidade. A obra teria começado em julho de 2013, porém, foram interrompidas várias vezes.

Ainda segundo movimento, o reitor da Henrique Duque, teria se comprometido a ir à Valadares nesta quinta-feira, para discutir com os professores o plano de desenvolvimento para os próximos cinco anos. Porém ele não compareceu e não mandou nenhum outro representante, segundo os alunos. “Estamos abandonados”, disseram.

Além disso, segundo os estudantes, o restaurante universitário está com superlotação. O local onde atualmente acontecem as aulas da UFJF é emprestado por outra universidade da cidade, mas, segundo os estudantes, o local não oferece estrutura suficiente para as demandas dos alunos.

Alunos cobram melhorias no campus Governador Valadares (Foto: Wenison Santana / G1)

Por meio de nota a UFJF informou que o reitor Júlio Chebli está em viagem de trabalho, participando de um Congresso. O vice-reitor Marcos Chein (reitor em exercício) cancelou participação na audiência no campus Governador Valadares sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pois está conduzindo negociações com alunos que ocuparam a Reitoria da UFJF desde segunda-feira (18).

“A Administração da Universidade, no entanto, estava amplamente representada na audiência do PDI pelas Pró-reitoras de Graduação, de Recursos Humanos e de Pós-Graduação e pela equipe de elaboração do PDI, que tinham autonomia para conduzir os trabalhos”, diz a nota.

Ainda de acordo com a nota, diante da manifestação, a audiência não foi realizada. Nova data será agendada, com a presença do reitor, para garantir a oportunidade da contribuição direta de toda a comunidade de Governador Valadares à confecção de documento tão importante para a instituição como é o PDI.

“As Pró-reitoras Ana Cláudia Peters (Graduação), Gessilene Foine (Recursos Humanos) e Maria Cristina Andreoli (Pós-Graduação) dialogaram com os estudantes e receberam um documento com suas reivindicações e propostas, que será entregue ao reitor e analisado pela Administração. A reitoria se compromete a responder a cada um dos temas apontados pelos alunos”.

Em relação à construção do campus em Governador Valadares, a UFJF disse que está se empenhando junto ao Ministério da Educação (MEC) para a liberação de recursos que permitam a continuidade das obras.

(Fonte: G1 / Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui