Sedese fortalece diálogo com municípios do Norte de Minas

0

Projeto “Sedese perto de você” chegou ao Norte de Minas com objetivo de estreitar as relações com as unidades regionais da Secretaria.

O projeto “Sedese perto de você” da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), chegou ao Norte de Minas. O objetivo é estreitar as relações com as unidades regionais da Secretaria. Nesta terça-feira (19/5), prefeitos, secretários municipais, gestores e trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (Suas), de mais de 70 municípios estiveram reunidos com o secretário da Sedese, André Quintão, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros.

As ações de fortalecimento das regionais e a qualificação dos trabalhadores do Suas foram os principais pontos discutidos na reunião. “É responsabilidade do Estado o assessoramento técnico e a valorização das 20 regionais da secretaria, para que os municípios tenham acompanhamento técnico de qualidade”, ressaltou Quintão, que reforçou as principais diretrizes do Governo de Minas Gerais de descentralizar as ações e priorizar a participação popular no estado.

Projeto “Sedese perto de você” no Norte de Minas – Foto: Divulgação/Sedese

Fortalecimento Regional

No Norte de Minas, a Sedese já desenvolve um projeto de qualificação e valorização da comunidade quilombola de Brejo dos Crioulos, localizada na divisa dos municípios de São João da Ponte, Verdelândia e Varzelândia. A equipe de Trabalho e Renda da secretaria enviou técnicos para ouvirem as demandas dessas comunidades, que escolheram os cursos de qualificação profissional que deverão começar no segundo semestre.

Em maio, a secretaria fortaleceu o projeto Reciclando Oportunidades: gerando trabalho e renda, através da entrega de kits para oito associações de catadores de materiais recicláveis em oito cidades do Norte de Minas. Cada kit é composto por prensa elétrica, balança, triturador de papel, empilhadeira e carrinho para transporte de fardos e tem custo de R$ 54 mil .

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) serão ampliados e reordenados, aumentando a cobertura de proteção para famílias e indivíduos vítimas de violência e violação de direitos em Minas Gerais.

O secretário também destacou o fortalecimento das diretorias regionais da Sedese, através da nomeação dos aprovados no último concurso público, que devem ser chamados ainda neste mês e reforçarão as equipes de assistentes sociais e psicólogos em todas as regiões do interior do estado.

André Quintão informou também que está sendo criada uma força-tarefa para assessoramento técnico na utilização de recursos, que funcionará como um programa de indução orientada de gastos. A ideia é auxiliar os gestores na utilização dos recursos de assistência social nos municípios.

Piso Mineiro

No início do mês, os municípios que compõem a macrorregião Norte receberam mais de R$ 1,7 milhão de pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social, referentes aos meses de janeiro a março de 2015. O repasse do benefício será, a partir de agora, automático e sem interrupções.

O secretário reforçou ainda que o “Sedese perto de você” aproxima o governo do cidadão “É sempre muito interessante ouvir as pessoas das regionais. Com isso, temos uma visão mais pessoal e verdadeira da atual situação dos nossos desafios e podemos agir de maneira mais efetiva”. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui