Riscos de doenças cardíacas aumentam com o frio

0

Médico do Samu alerta para a necessidade de cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos regularmente

Nesta época do ano, em que ocorre a diminuição das temperaturas, aumentam os riscos de doença cardiovascular. Isso porque, com o frio, vem junto a vontade de comer mais, ficar mais tempo embaixo dos cobertores, trocar a academia pela televisão, e essa mudança de estilo de vida cria condições propícias para a doença, pois pode provocar o excesso de peso e o sedentarismo, fatores de risco cardíaco.

Riscos de doenças cardíacas aumentam com o frio – Foto: Jerúsia Arruda / Divulgação

Maquieden Durães Viriato, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte), explica que no período de baixas temperaturas o organismo precisa trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico e, mesmo o sistema cardiovascular e respiratório possuindo mecanismos de adaptação ao frio, pode ocorrer alteração no calibre dos vasos, principalmente das artérias, ocasionando a vasoconstricção, que é contração dos vasos sanguíneos. “A queda da temperatura pode causar isquemia (falta de sangue oxigenado) no músculo cardíaco aumentando as chances de precipitar crises de angina (um tipo de dor no peito) em pacientes portadores de doença coronariana”, explica.

De acordo com o cardiologista, as doenças virais, mais recorrentes nessa época, também podem exigir mais do sistema cardiovascular e descompensar pacientes portadores de insuficiência cardíaca, cujo principal sintoma é a falta de ar durante os esforços.

Em 2014, o Samu Macro Norte realizou 2003 atendimentos por infarto agudo no miocárdio (IAM), sendo mais da metade no período entre abril e julho, quando as temperaturas estão mais baixas. Segundo a Associação Americana do Coração (American Heart Association), as leituras de pressão apontam índices 7,6% mais altos no inverno em relação ao verão, aumentando de 20% a 25% a incidência de doenças como o acidente vascular encefálico (AVE) ou o infarto, que figuram no topo da lista de causas de mortes no País, responsáveis por um quarto de todos os óbitos registrados.

ASSISTÊNCIA

O tempo é fator decisivo nesse tipo de agravo e, para a assistência a esses pacientes, o Samu Macro Norte disponibiliza do medicamento trombolítico, que pode diminuir em até 17% o número de mortes por infarto. De acordo com o cardiologista Maquieden Viriato, o medicamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte e também no prognóstico do paciente, que pode sofrer menos complicações e sequelas. “Com esse medicamento, o trombo se dissolve na hora e o coração volta a ter circulação”, observa o médico.

As ambulâncias do Samu Macro Norte também foram equipadas com o sistema de tele-ECG, que possibilita a realização de eletrocardiograma na própria ambulância. Utilizando métodos de telemedicina, o eletrocardiograma é enviado à Central de Regulação do Samu para imediata avaliação e orientação quanto à conduta apropriada pelo médico regulador. Além da avaliação clínica realizada pelo profissional, a introdução da tecnologia está possibilitando maior agilidade no diagnóstico e intervenção.

DICAS DE PREVENÇÃO

Para prevenir as doenças cardíacas, cardiologista dá algumas dicas. “Tenha uma alimentação saudável, evitando o consumo de sal em excesso, gorduras e frituras; coma frutas, verduras e fibras; modere a ingestão de bebidas alcoólicas, controle o peso e não fume”.

O médico também recomenda praticar exercícios físicos regularmente, fazer atividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos, passear com o cachorro para evitar o estresse. Segundo ele, essas atitudes podem reduzir em 60% a chance de um acidente vascular encefálico ou um infarto. (Jerúsia Arruda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui