Samu realiza treinamento para radio-operadores no Norte de Minas

0

Nesta semana, radio-operadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) estão participando de um treinamento de atualização e qualificação, realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) na sede operativa do Samu, em Montes Claros.

Os radio-operadores são responsáveis por estabelecer contato radiofônico (ou telefônico) com todas as ambulâncias e entidades envolvidas no atendimento pré-hospitalar ou quando demandado pelo Médico Regulador e seguir suas orientações. Para isso, precisam conhecer a malha viária e as principais vias de acesso de todo o território abrangido pelo Samu e a localização de todos os estabelecimentos de saúde integrados ao sistema assistencial referenciado.

Samu realiza treinamento para radio-operadores – Foto: Jerúsia Arruda / Divulgação

O curso conta com a participação de 14 profissionais, divididos em duas turmas, com aulas teóricas e práticas, abordando temas como técnicas de comunicação, funcionamento e operacionalização da assistência do Samu, malha viária, acionamento e dimensionamento de unidades, grade referência, organização da Rede de Urgência e Emergência, além de aulas práticas de primeiros socorros.

O enfermeiro Ubiratam Lopes Correia, coordenador do Nep, explica que o objetivo do curso é promover o alinhamento das condutas de acionamento da ambulância, aproximando o radio-operador das ações da equipe de intervenção. “O radio-operador é como se fosse um cadeado ligando quatro correntes, fazendo a interlocução entre a regulação médica, a equipe operacional, as portas de entrada e o apoio operacional como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Por isso é importante que ele conheça todo o processo operacional, desde o preparo do atendimento até a reposição de materiais das unidades, com visão global de todo o sistema”, esclarece.

Segundo o instrutor, além da atualização nas atividades especificas da função, é importante que todos os funcionários do Samu tenham noções de primeiros socorros, mesmo não atuando na intervenção, por isso, durante o curso também são realizadas oficinas com esse tema. Durante o curso, os participantes recebem orientações do que podem ou não fazer em situação de emergência até a chegada do socorro.

Funcionário do Samu Macro Norte há dois anos, o radio-operador Murilo Barbosa Veloso diz que o curso tem sido muito esclarecedor. “Passei pelo treinamento quando entrei no Samu, mas é preciso atualizar, porque o serviço é muito dinâmico e está sempre se renovando, e precisamos nos adequar. Além disso, as oficinas de primeiros socorros nos dá uma noção de como agir ao deparamos com uma situação real de acidente, quando muitas vezes estamos de uniforme, e as pessoas esperam que façamos alguma intervenção para ajudar”, avalia.

O curso também inclui o acompanhamento de uma unidade de atendimento para que os participantes tenham uma noção de tempo e espaço em relação ao deslocamento, condução e duração do atendimento. (Jerúsia Arruda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui