Professores têm ampliada a possibilidade de uso das avaliações contínuas do PAAE

0

Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar oferta banco de itens aos educadores para geração de provas

Os professores da rede pública estadual de Minas Gerais passaram a contar, neste ano, com a ampliação de possibilidades de uso do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). O sistema, que coloca à disposição dos educadores um banco de itens com questões para provas de alunos dos anos finais do ensino fundamental e também do ensino médio, poderá ser acessado livremente pelos docentes, por meio de suas senhas, de acordo com a necessidade e a conveniência de cada um.

O programa fornece, portanto, dados diagnósticos da aprendizagem escolar para subsidiar o planejamento do ensino e as intervenções pedagógicas que cada docente precisa realizar em suas turmas. A partir de 2015, algumas mudanças nas avaliações que compõem o PAAE foram introduzidas pela atual gestão.

Não haverá a aplicação das avaliações obrigatórias do programa, neste ano, por exemplo. A Avaliação Diagnóstica e a Avaliação de Aprendizagem Anual não serão realizadas. Além dessa alteração, novidades foram implementadas nas Avaliações Contínuas, beneficiando os professores quanto à utilização dessa ferramenta pedagógica.

Para a diretora de Avaliação da Aprendizagem, Roseney Gonçalves de Melo, o cronograma que existia anteriormente dificultava a utilização do programa por muitos professores. Ela destaca que o PAAE é um grande e importante instrumento pedagógico. Ele serve para auxiliar o professor no seu dia a dia de trabalho. Por meio das avaliações que compõem o programa, o professor pode acompanhar o desenvolvimento da sua turma.

“Nós percebíamos que a obrigatoriedade de aplicação de algumas provas do PAAE acabava fazendo com que o programa não atingisse o objetivo proposto. Assim, a atual gestão decidiu tirar a obrigatoriedade da aplicação dessas avaliações e ampliar a possibilidade de acesso do docente ao banco de itens que o sistema oferta. Desta forma, ele tem mais possibilidades para utilizar as ferramentas que o PAAE oferece quando ele achar conveniente.”

Mudanças

Anteriormente, o professor só poderia aplicar aos seus alunos uma avaliação contínua por mês, de no máximo dez questões. A realização de nova prova estava condicionada ao lançamento das notas no sistema. Agora não há mais quantidade de avaliações a serem realizadas mensalmente.

Os professores de todas as disciplinas poderão buscar questões no banco de itens de múltipla escolha para as avaliações dos alunos, dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, quando precisar avaliar os conteúdos ministrados. As provas não são mais geradas pelo diretor da escola. Apenas o professor poderá gerar a sua prova, que estarão disponíveis apenas na forma impressa.

Outro avanço relacionado às avaliações contínuas refere-se à disciplina de Língua Portuguesa. Para os professores deste conteúdo, o sistema passa a permitir também a geração de questões de produção de texto, de caráter discursivo. A resposta é redigida pelo aluno em forma de texto construído coerentemente com a proposta apresentada.

Cadastro

O acesso ao sistema do PAAE já está liberado para o professor. Quem já tem a senha de acesso ao programa pode usá-la normalmente. O professor que ainda não tem a senha deve acessar o site do programa (paae.institutoavaliar.org.br), se cadastrar e depois informar a direção da escola, que confirmará o cadastro. Estará disponível no site, também, um passo a passo que orientará o professor como gerar sua prova.

Os professores também terão a oportunidade de avaliar o conteúdo disponibilizado pelo programa, a eficácia do instrumento e apresentar sugestões de melhorias da ferramenta. Os formulários devem ser respondidos on-line até o dia 30 de maio.

Em caso de dúvidas ou outras informações, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação pelo e-mail sae.daap@educacao.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3915-3598/3587/3601/3599

Avaliações internas

O PAAE é um suporte para o processo de ensino. Os professores geram provas utilizando as ferramentas do Sistema de Avaliação Contínua, formado por questões objetivas e questões discursivas, diferenciadas em três níveis de dificuldade e vinculadas aos tópicos/habilidades considerados básicos, ou seja, cuja aprendizagem é fundamental para todos os alunos.

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), assim como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Enquanto os dois últimos auxiliam a Secretaria de Estado de Educação na elaboração de políticas públicas educacionais, o PAAE tem o objetivo de orientar os professores na prática pedagógica e no planejamento de suas atividades, a partir do desempenho dos alunos. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui