Estação ferroviária do município Araçuaí será transformada em biblioteca pública

0

Projeto da cidade foi o primeiro colocado na avaliação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, vai ganhar uma biblioteca na zona rural. Ela funcionará na antiga estação ferroviária do distrito de Engenheiro Schnoor e benefiará cerca de 2 mil pessoas.

O espaço será uma extensão da Biblioteca Pública Cristina Moreira Alves, que já funciona na cidade, e receberá mil itens entre livros em impressão comum e Braille, CD’s, DVD’s e audiolivros.

Segundo a secretaria estadual de Cultural a prefeitura municipal será responsável pela revitalização do local.

O projeto que vai viabilizar esta expansão, denominado “Estação de Leitura: Distrito Schnoor”, ficou em primeiro lugar na seleção realizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MG), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais.

Foram avaliadas as propostas de cada localidade para a promoção da leitura na sede do município e em seus distritos, para a democratização do acesso ao livro e estímulo à leitura, entre outros critérios.

Além de Araçuaí, outros dez municípios tiveram suas iniciativas aprovadas: Brumadinho, Perdizes, Poços de Caldas, Paula Cândido, Poté, Senhora dos Remédios, Tiros e Uberaba. Ao todo, o Estado vai investir no total R$ 260 mil.

Para receber o acervo, cada prefeitura deverá formalizar a criação da biblioteca e, a partir de então, estará apta a assinar o termo de doação com o Estado.

Prédio deverá ser restaurado pela prefeitura municipal – Foto: Gazeta de Araçuaí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui