Idosa que vivia em casa sem telhado é resgatada em Governador Valadares

1

Delegada e agentes da Polícia Civil de Valadares resgataram a mulher. Ela tem 60 anos e sofria maus-tratos do companheiro.

Uma idosa de 60 anos que era mantida pelo companheiro desde outubro de 2014 em uma casa sem telhado e insalubre foi resgatada na tarde desta quinta-feira (23) por agentes da Polícia Civil de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A denúncia foi feita por vizinhos que acompanhavam o drama da idosa.

Ao chegar no local, a delegada Adeliana Marino Xavier ficou surpresa com a situação encontrada. Após muita conversa, a idosa aceitou deixar o local na companhia da Polícia Civil.

“É degradante ver uma pessoa idosa sofrer maus-tratos. Conversei com a Maria de Fátima e ela resolveu, a muito custo deixar a casa que não tem telhado e nenhuma condição de abrigar qualquer pessoa. Ela estava receosa com a possível reação do companheiro com quem vive há 26 anos”, disse a delegada.

Casa onde a idosa vivia com o companheiro estava sem telhado (Foto: Diego Souza/G1)

A idosa afirmou ao G1 que o companheiro é psicopata e que era agredida constantemente por ele. “Estou com umas dores na barriga por que ele me bateu com um facão. Em outubro do ano passado ele me bateu e eu resolvi sair de casa. Mas ele disse que ia reformar a casa e pediu que eu ficasse. Ele tirou o telhado e nunca mais colocou novamente”, contou a idosa.

Ela ainda relatou à polícia que na madrugada desta quinta-feira ficou sentada em uma cadeira segurando uma sombrinha durante a forte chuva que caiu na cidade. Disse também que vive com o companheiro de 80 anos há pelo menos 26 anos. Ela seria a segunda mulher dele e não tem filhos com ele. O homem tem quatro filhos, que segundo a idosa, moram no estado do Mato Grosso.

Ajuda rejeitada

Segundo Francisco Carlos Soares Porto, vizinho do casal, os moradores da rua se reuniram para ajudar a colocar o telhado na casa, mas o homem rejeitou a ajuda. “Nos reunimos porque víamos o sofrimento, especialmente da idosa. Juntamos um dinheiro e pagamos dois meses de aluguel para o casal até que o telhado ficasse pronto, mas o companheiro dela não aceitou. Assim passamos a levar comida para ela poder se alimentar”, contou o vizinho.

A idosa foi levada para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). De acordo com a delegada Adeliana a situação caracteriza crime. “Porque ela estava em situação de abandono e até mesmo pelas agressões que ela vinha sofrendo. Vamos procurar o companheiro dela e só então saberemos que medidas serão adotadas”, finalizou.

Casa onde a idosa vivia com o companheiro estava sem telhado (Foto: Diego Souza/G1)

(Fonte: Inter TV dos Vales / G1)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui