Atlético vira contra o Cruzeiro e garante vaga na final do Campeonato Mineiro

0

Galo venceu o jogo com dois gols do argentino Lucas Pratto e conquistou a vaga na decisão.

A categoria de Guilherme e a estrela de Lucas Pratto decidiram o clássico, válido pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, neste domingo, no Mineirão. O armador saiu do banco, deu duas assistências para o argentino, que marcou os gols da vitória do Atlético por 2 a 1 sobre o Cruzeiro. De Arrascaeta descontou. O triunfo classificou o time do técnico Levir Culpi para a decisão do Estadual. O adversário sai da partida entre Caldense e Tombense.

A classificação embala o Galo para um compromisso importante na Copa Libertadores. O Atlético recebe o Colo Colo, nesta quarta-feira, no Independência, e precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.

O Cruzeiro agora tem que esquecer a eliminação para o maior rival, por mais doloroso que seja, e se superar para buscar uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. O time de Marcelo Oliveira encara o Universitario, no Mineirão. Para não depender de outros resultados, uma vitória simples garante a vaga.

De Arrascaeta abre o placar em primeiro tempo brigado

Enquanto Marcelo Oliveira mandou a campo uma escalação já esperada, com as mudanças nas laterais – Fabiano, na direita, e Fabrício, na esquerda -, Levir Culpi surpreendeu e colocou Carlos César na vaga do contundido Marcos Rocha. Patric, que jogou contra o Atlas no México, ficou no banco.

A partida começou movimentada. Com muita disposição, Cruzeiro e Atlético, apesar do desgaste por efeito do calendário, buscaram o gol desde o primeiro minuto. Os rivais, contudo, esbarraram nos muitos erros de passes. Assim como na primeira partida, muita pegada e pouco futebol. Sobrou expiração, faltou inspiração. Raras foram as jogadas concatenas de ambos os lados. E muitos foram os lances ríspidos. Nos 45 minutos iniciais, três cartões amarelos.

Decisivo, a estrela de Arrascaeta voltou a brilhar. O uruguaio confirmou que cresce nos clássicos. Desta vez, ele aproveitou boa jogada de Willian pela direita, que cruzou na cabeça de Alisson. Victor espalmou para frente e Arrascaeta, na pequena área, não desperdiçou e abriu o placar: 1 a 0. No jogo anterior, no Independência, ele foi autor de um golaço no empate por 1 a 1.

O Atlético, por sua vez, tentou responder com Pratto e Edcarlos. O argentino recebeu sozinho na área e finalizou no canto esquerdo de Fábio. A bola passou rente a trave. No último lance do primeiro tempo, o zagueiro cabeceou com perigo. Na saída de campo, uma discussão acirrou ainda mais os ânimos do clássico. De Arrascaeta discutiu com Dátolo e Leandro Donizette.

Guilherme e Lucas Pratto garantem classificação do Atlético

O jogo melhorou no segundo tempo. Levir Culpi, precisando da virada, resolver deixar o time ainda mais ofensivo. Sacou Leandro Donizete e colocou Guilherme. Para não expor demais o time, Dátolo foi recuado. Pelo lado celeste, Marcelo preservou o meia Alisson, que sentiu dores musculares.

Guilherme entrou com a qualidade de sempre e deu outra cara ao Galo. Voltou a ser decisivo. Em dois lances, o armador deixou Lucas Pratto na cara do gol. Em uma delas, o argentino não perdoou. Aos nove minutos, Guilherme lançou por elevação, a bola foi desviada pela zaga, mas Pratto aproveitou e pegou de primeira, marcando um belo gol: 1 a 1.

A igualdade deixou a partida mais tensa. As expressões de preocupação eram compartilhadas de ambos os lados das arquibancadas do Mineirão. Mas o time de Marcelo Oliveira não sentiu o gol. Nos dois lances seguintes, o Cruzeiro assustou com De Arrascaeta e Willian. Aos 20 minutos, uma bela jogada entre Marquinhos, Willian e Damião, que finalizou para defesa de Victor.

Aos 25 minutos do segundo tempo, Fabiano acertou uma cotovelada em Carlos e foi corretamente expulso. Depois, o árbitro errou ainda no fim da partida em lance perigoso de Edcarlos, que acertou chute na cabeça de Damião. O defensor deveria ter sido expulso. No fim do jogo, a estrela de Prato voltou a brilhar. Guilherme acertou bola na cabeça do argentino, que virou a partida: 1 a 2.

Cruzeiro 1 x 2 Atlético

LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
DATA/HORA: 19/4/2015 – às 16h
ÁRBITRO: Heber Roberto Lopes (FIFA/SC)
ASSISTENTES: Kleber Lúcio Gil (FIFA/SC) e Bruno Boschillia (FIFA/PR)

GOLS: De Arrascaeta – 11’/1ºT (1-0); Lucas Pratto – 9’/2ºT (1-1); Lucas Pratto – 43’/2ºT (1-2)

CARTÕES AMARELOS: Willians, De Arrascaeta (Cruzeiro); Victor, Douglas Santos, Jemerson (Atlético-MG)
CARTÃO VERMELHO: Fabiano (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Fábio; Fabiano, Leo, Paulo André e Fabricio; Willians e Henrique; Alisson (Marquinhos), De Arrascaeta (Mayke) e Willian (Mena); Leandro Damião. TÉCNICO: Marcelo Oliveira.

ATLÉTICO: Victor, Carlos César, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Guilherme), Rafael Carioca, Luan, Dátolo (Eduardo) e Carlos (Thiago Ribeiro); Pratto. TÉCNICO: Levir Culpi.

(Fonte: Super Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui