Assassinato de criança choca moradores de Coluna e Paulistas, no Vale do Rio Doce

2

Menina foi atingida por golpe de faca no Córrego Suaçuí. Autora do crime foi presa.

Uma criança de quatro anos morreu após ser esfaqueada na manhã desta sexta-feira, 10 de abril, no Córrego Suaçuí, no município de Coluna, no Vale do Rio Doce. A suspeita, que efetuou os golpes no momento em que a vítima seguia para a escola, foi presa.

Dáfine foi atingida por uma faca – Foto: Página Comunidade Quilombolas do Suaçuí / Divulgação

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), a pequena Dáfine Bianca da Silva estava perto da escola onde estudava, quando a dona de casa de 37 anos apareceu, agrediu a criança várias vezes e, em seguida, fugiu.

A menina foi socorrida por terceiros e encaminhada para atendimento médico no Centro de Saúde de Paulistas, mas não resistiu e veio a óbito. Durante rastreamento, policiais encontraram a bandida em uma mata. Ela estava com o filho e afirmou que perdeu a faca utilizada no crime durante a fuga.

A dona de casa foi encaminhada à Delegacia de Plantão de Guanhães, na mesma região. Conforme informações da Polícia Civil, o caso será investigado na delegacia da cidade de São João Evangelista. A agressora foi presa por homicídio qualificado e está no Presídio de Guanhães. A corporação informou que, segundo testemunhas, Dáfine seria filha de um homem que teve um filho com a criminosa durante um breve relacionamento.

Ao saber que a mãe da vítima moraria com o homem, ela resolveu efetuar as facadas. Já em depoimento, a mulher afirmou que desferiu os golpes porque a mulher que levava a criança para a escola, prima de Dáfine, a cercou. Ainda conforme a autora, ela sempre portava faca porque tinha o costume de andar pela mata.

Suspeita tentou matar mãe de criança há 15 dias

Há cerca de 15 dias, a agressora tentou matar a mãe de Dáfine com uma foice. “A mãe da menina estava voltando para casa depois do serviço quando foi abordada pela outra mulher. Por sorte, ela conseguiu escapar”, contou Isac Lopes, de 22 anos, que é um dos líderes da comunidade Quilombolas do Suaçuí, onde a vítima morava com a família.

Comoção e revolta

O crime chocou a população da comunidade e da região. Moradores dizem que a tragédia era anunciada e que a autora do crime brutal era uma ameaça a todos. Eles dizem que no ano passado, a mesma mulher esfaqueou um homem pelas costas e que todos os moradores da comunidade viviam temerosos por ameaças da criminosa, que sempre andava armada com uma faca.

Em uma página da Comunidade Quilombolas do Suaçuí em uma rede social, os responsáveis dizem que as autoridades são alheias aos problemas da localidade. “O terrível fato ainda é mais doloroso para nós devido a ser uma tragédia anunciada. Aproximadamente no mesmo período do ano passado, a mesma mulher esfaqueou um senhor com limitações físicas, “também pelas costas e na estrada”, felizmente o ataque não o levou a óbito, o caso foi denunciado e a polícia nem compareceu à casa da senhora agressora. A comunidade vivia temerosa por ameaças da mulher desferidas a outras pessoas do local e por a mesma andar sempre armada com uma faca.

A revolta da comunidade existe por “apesar das denúncias” nada ter sido feito pelas autoridades, nem mesmo os programas sociais desenvolvidos na comunidade são apoiados estruturalmente pela administração e nem estrada tinha para levar a criança ainda viva para o hospital da nossa cidade. Normalmente a polícia não comparece à comunidade quando chamada para promover a segurança.

Além disso, a segurança das crianças é ameaçada de várias outras formas, com a falta de apoio aos programas sociais voluntariamente desenvolvidos na comunidade toda a vida é lesada.

Entre outras ameaças, devido ao atraso na demarcação e titulação das terras quilombolas, grande parte das estradas na comunidade é habitada por gado arisco, oferecendo assim pelos fazendeiros, grande risco às crianças no longo caminho da escola que percorrem diariamente a pé sob o escaldante sol.

A comunidade tenta encontrar forças para seguir e reza pedidos de mudanças.”, diz a nota divulgada.

(Fonte: O Tempo / Aconteceu no Vale)

2 COMENTÁRIOS

  1. vcs poderia aprofundar esse caso e procurar saber se essa mulher que esfaqueou a menina vai ser solta pois ela não pode ser solta pois se isso acontecer é porque realmente no brasil no existe lei

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui