Ponte na BR-367, entre Almenara e Jacinto, corre risco de desabar

0

Ponte fica sobre o Córrego Rubim. Pilares rachados, madeira podre e fundações trincadas são alguns dos problemas apresentados na carta

A ponte sobre o Córrego Rubim, na BR-367, entre os municípios de Almenara e Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, está correndo o risco de desabamento. Quem faz a denúncia é a Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Nova AMBAJ). Em carta enviada ao DNIT e a Secretaria Estadual de Transporte e Obras Públicas, a entidade pede urgência na recuperação da ponte.

Ponte fica na BR-367, sobre o Córrego Rubim – Foto: Divulgação / Nova AMBAJ

De extrema importância para a integração da região, a ponte de madeira foi construída há mais de 20 anos e necessita de recuperação em “caráter de emergência”, segundo a carta.

Veja a carta na íntegra:

lmºs. Srs.
Dr. José Carlos Maia Ribeiro
Engº Supervisor U.L. 06/06
DNIT – Teófilo Otoni/MG

C/C: Dr. Murilo de Campos Valadares
Secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas
Prezado Senhor,

A Nova AMBAJ – Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha, por seu representante legal abaixo assinado, vem à presença de V. Sa., apresentar informações e solicitar atendimento emergencial, conforme ora exposto:
A Nova AMBAJ está localizada no Município de Almenara, mas abrange toda a Região do Baixo Jequitinhonha, representando assim, 16 municípios. Uma região muito sofrida, longe da assistência e do desenvolvimento que o Estado deve promover em busca de equiparação das microrregiões do Estado.

Em busca de um melhor atendimento à nossa região e por já estarmos sofrendo com a interdição da ponte que nos permite entrar na cidade de Almenara, vimos solicitar de V. Senhoria, a resolução do problema da ponte de madeira localizada na BR 367/MG, Km 65, denominada “Ponte sobre o Córrego do Rubim”, edificada há mais de 20 (vinte) anos, sem a devida manutenção e cuidados, necessários para que a mesma se mantenha em uso. Por sobre esta ponte há um trânsito intenso de veículos de pequeno, médio e grande porte; mesmo com aviso de que a carga máxima de suporte da ponte é 08 (oito) toneladas, esse limite de peso é excedido várias vezes, todos os dias, com a passagem de ônibus com seus passageiros e caminhões e carretas com cargas.

Mesmo sendo leigos quanto à avaliação da estrutura, notamos que a cada dia a situação de risco na utilização da ponte pela população vem aumentando. As condições de segurança são mínimas e a mesma corre sérios riscos de colapso, com a possibilidade de queda, que poderá causar uma tragédia e trazer muitos transtornos à população do Baixo Jequitinhonha que ficará praticamente isolada, sem condições de ir e vir, prejudicando o atendimento principalmente, na área de saúde da população, que necessita se deslocar para outros centros em busca de tratamento especializado.

Conforme imagens, o estado físico e de segurança da ponte está crítico.
O Tabuleiro da ponte está em péssimas condições e necessita ser todo substituído;

As Longarinas e transversinas se apresentam com o madeiramento rachado ou podre;
Os pilares de madeira se encontram podres e rachados;

A fundação dos pilares de madeira se apresentam trincados;
Os elementos de apoio estão podres, rachados e desalinhados;

Existe um abatimento da cabeceira da ponte em um dos lados provocados pelo intenso tráfego de cargas;
Com uma avaliação “in loco” da ponte percebe-se que existe um balanço lateral excessivo quando se dá a passagem de veículos sobre a mesma.

Solicitamos seja feita em caráter de emergência a reforma da ponte ou construção de uma nova, evitando assim, a possibilidade de ocorrer uma tragédia ou o isolamento de toda uma região do Estado, trazendo ainda mais prejuízos inestimáveis à população que aqui residente.

Informamos, também, desde já, que foi encaminhado à Defesa Civil do Estado de Minas Gerais pelo Coordenador da COMDEC de Almenara, Sr. Antenor Sena Aquino, cópia dos ofícios da polícia Militar e anexo fotográfico, solicitando possível atendimento. Até o presente momento nenhuma resposta foi dada.

Sem mais para o momento, renovo protestos de estima e consideração.
Atenciosamente,

Antonio Rodrigues dos Santos
Presidente da Nova AMBAJ
Prefeito de Bandeira

Ponte fica na BR-367, sobre o Córrego Rubim – Foto: Divulgação / Nova AMBAJ

(Via Jornal O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui