Workshop oferece detalhes do edital de Sustentabilidade da Bacia do Rio Pandeiros

0

Evento realizado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) também teve participação de representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF)

Foi realizado, nesta terça-feira (07/04), o primeiro workshop sobre o segundo edital de “Sustentabilidade da Bacia do Rio Pandeiros”. A oficina, que ocorreu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), teve como objetivo apresentar e esclarecer dúvidas acerca do Edital 04/2015 – www.fapemig.br. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Fapemig, Evaldo Vilela.

Edital publicado pela Fapemig tem como propósito financiar projetos de ação e pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam para recuperação da bacia hidrográfica do rio – Foto: Divulgação/IEF

Presente no evento, a diretora de pesquisa e Proteção à Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) – www.ief.mg.gov.br, Sônia Cordebelle, destacou que a participação do Instituto é uma oportunidade para que a instituição possa contribuir com o aprimoramento do conhecimento da biodiversidade da região do rio Pandeiros, uma vez que o IEF administra duas unidades de conservação na região e que serão contempladas pelo edital: a Área de Proteção Ambiental (APA) Pandeiros e o Refúgio Estadual da Vida Silvestre do rio Pandeiros. “As pesquisas e os projetos socioambientais são ações que contribuem de maneira efetiva na preservação ambiental”, afirmou.

O workshop contou também com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da Cemig. Serão realizados mais dois workshops. O próximo será no dia 15 de abril, em Montes Claros, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes – www.unimontes.br) e no dia 16 em Bonito de Minas, na Câmara Municipal da cidade. O primeiro edital contemplou dois projetos de pesquisa e um de inclusão socioprodutiva. Ao todo serão lançados cinco editais, que beneficiarão a bacia do rio Padeiros.

Sustentabilidade da Bacia do Rio Pandeiros

O edital foi publicado pela Fapemig e tem como objetivo financiar projetos de ação e pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam com a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente da Bacia Hidrográfica do rio. O edital conta com duas linhas temáticas: “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Biodiversidade”, e “Projetos Socioambientais e de Inclusão Socioprodutivas”. O prazo estipulado é de 24 meses e o recurso financeiro é de R$ 1,4 milhão.

De acordo com o edital serão consideradas propostas prioritárias aquelas que gerarem resultados concretos, e lucidarem aspectos relevantes ou promoverem a geração e ampliação do conhecimento relacionado à conservação, preservação e recuperação dos recursos naturais da bacia do rio Pandeiros e as relacionadas às atividades produtivas de base conservacionista, geradoras de trabalho e renda, correlacionadas aos métodos de produção de base agroecológica e agroextrativistas, levando-se em conta aspectos culturais da população local e a aptidão natural da região.

Segundo a gerente de Pesquisa e Projetos do IEF, Janaina Aparecida Aguiar, que fez parte da equipe que elaborou o edital, iniciativas como o workshop são importantes “para que a comunidade acadêmica e as associações comunitárias e cooperativas interessadas em inscrever seus projetos possam conhecer os detalhes”, ressaltou.

Os recursos financeiros destinados aos projetos são fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Cemig (www.cemig.com.br), o IEF, a Fapemig e o Ministério Público Estadual. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui