Médicos alertam para os riscos de fraturas na água durante a Semana Santa

0

Mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular no país, segundo Ministério da Saúde. Quantidade de casos no HPS João XIII aumenta em feriados prolongados

O mergulho em águas rasas é a quarta causa de lesão medular no país, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). No Hospital de Pronto Socorro João XXIII (HPS), referência em atendimentos a traumas, a quantidade de fraturas causadas por imprudência em piscinas, lagoas e cachoeiras aumenta em feriados prolongados como a Semana Santa. Não há dados específicos porque no HPS este tipo de atendimento é registrado pelo tipo de lesão e não pela causa.

Mas segundo o chefe da Clínica de Neurologia do HPS, Rodrigo Faleiro, o problema é grave. Ele explica que mergulhos em águas rasas e saltos podem causar traumatismos crânio-encefálico (TCE) e raquimedular (TRM), que podem levar a uma paraplegia (paralisadas pernas) ou tetraplegia (paralisia dos braços e pernas) ou ainda a problemas neurológicos. “Brincadeiras na água podem se transformar em um acidente grave. Principalmente se estiver relacionado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas porque as pessoas ficam com menos reflexos” alerta o médico.

Como agir em caso de acidentes na água

O socorro deve ser especializado já que alguns movimentos feitos por leigos podem agravar a lesão. Enquanto isso, imobilize a vítima deitando-a em um lugar o mais reto possível. Não teste seus movimentos pois isso pode lesar a coluna. Tente acalmá-la até que o resgate chegue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui