Minas Gerais oferece programação intensa durante a Semana Santa

0

Das celebrações no interior aos parques e museus de Belo Horizonte, confira o roteiro de atrações

Celebrações religiosas tomam conta de Minas Gerais na Semana Santa, que acontecem ao longo desta semana até o próximo domingo de Páscoa (5/3). Os municípios mineiros prepararam programação especial para comemorar a data e os turistas podem aproveitar o feriado para conhecer as belezas do estado.

O secretário de Estado de Turismo, Geraldo Pimenta, lembra que o turismo religioso é um dos principais atrativos turísticos de Minas. “As celebrações da Semana Santa são um resgate da tradição tricentenária do povo mineiro, que enfeita suas casas e suas ruas para celebrar a paixão de Jesus Cristo. Em Minas Gerais destaca-se a religiosidade popular, vivida intensamente por nossas comunidades. De Norte a Sul do nosso Esado, as cidades transformam-se em um palco vivo da religião”, destaca Pimenta.

Procissão da Ressurreição em Ouro Preto – Foto: Prefeitura de Ouro Preto / Divulgação

Capital e entorno

Na capital, a Semana Santa é celebrada pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. Os fiéis se unem em uma grande demonstração de fé, religiosidade e devoção, que tem início no Domingo de Ramos, data que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém e termina no Domingo de Páscoa, com a celebração da ressurreição.

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, a 48 quilômetros de Belo Horizonte, é um dos roteiros mais procurados pelo turista religioso. A tranquilidade do lugar, situado a 1700 metros acima do nível do mar, é propícia para momentos de reflexão e orações.

A dica para quem quer curtir o feriado em Belo Horizonte é visitar o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Todos os espaços estão com programação intensa durante o período. O Inhotim, em Brumadinho, também estará de portas abertas para visitação. Para saber mais sobre a programação, acesse www.inhotim.org.br

Para quem prefere passear ao ar livre, os Parques Municipais de Belo Horizonte oferecem diferentes opções para desfrutar de bons momentos de lazer, descanso e descontração. Todos eles estarão abertos durante o feriado.

Cidades Históricas

Nas cidades históricas mineiras, a população sai às ruas para participar dos atos e rituais da liturgia católica. As celebrações são verdadeiros espetáculos repletos de simbolismos, figurinos e estandartes.

Em Ouro Preto, a Semana Santa mobiliza toda a população e enche os olhos de quem passa por seus tapetes de flores e serragem estendidos pelas ruas da cidade, ligando as matrizes de Antônio Dias e do Pilar. Nas janelas, são estendidos panos brancos.

A expectativa, segundo a prefeitura, é a de que 15 mil pessoas visitem a cidade para conferir de perto os cortejos e procissões. O feriado é também uma oportunidade para conhecer a beleza da arquitetura barroca da cidade tricentenária, que atrai turistas nacionais e internacionais.

Em São João del-Rei, o destaque vai para os tapetes de serragem, confeccionados pelos fiéis para a passagem das procissões. A cidade onde os sinos falam é tomada pelo clima de religiosidade e conta, em sua programação, com diversas procissões, missas e encenações.

O Descendimento da Cruz, que acontece na Sexta-feira Santa, é um dos momentos cênicos mais ricos e tradicionais, no qual é retratada a descida de Jesus da cruz, além do Canto da Verônica e o canto dos passinhos na procissão do enterro, todos em latim. A expectativa, segundo a prefeitura, é a de que São João del-Rei receba, durante o feriadão, pelo menos 30 mil pessoas.

Diamantina mantêm ritos tradicionais nas celebrações da Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos, prossegue com a Procissão do Encontro, a cerimônia do Lava-Pés, a Sexta-Feira da Paixão, com a crucificação e morte de Jesus Cristo, o Descendimento da Cruz e termina com a Ressurreição, no Domingo de Páscoa. Uma das tradições mais antigas preservada na cidade é a “Guarda Romana”, onde mais de 50 homens caracterizados participam da Via Sacra.

Em Sabará, a programação também se inicia no Domingo de Ramos e segue até o Domingo de Páscoa, com a Missa da Ressurreição. Somente para a encenação da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa, são esperadas cerca de 6 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura.

As comemorações da Semana Santa em Mariana atraem grande número de turistas. Na Procissão das Almas, uma das mais tradicionais, os fiéis se cobrem de lençóis brancos e, com velas nas mãos, saem pelas ruas do Centro Histórico. As festividades incluem bailes, shows, Malhação do Judas e decoração de ruas com tapetes de flores e serragens coloridas.

Em Congonhas, as procissões, ao som das matracas e o toque fúnebre das bandas de música relembram o cortejo de Jesus aprisionado. Mais de 200 atores representam as figuras bíblicas do Velho e Novo Testamento. Na quinta-feira, na Praça da Igreja Matriz, há encenação da Santa Ceia.

Na sexta à noite, um dos pontos altos em Congonhas: a encenação paralitúrgica da Crucificação de Cristo no Adro dos Profetas. Acontecem também na Semana Santa, na cidade, o Sermão da Montanha e Exposição de Tapetes Ornamentais “Artechão”. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui