Itens de peixaria estão 27,61% mais caros que em 2014

0

Procon Assembleia percorreu dez estabelecimentos e comparou os preços de 55 produtos.

Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pesquisou 55 itens de peixaria em Belo Horizonte e constatou um aumento médio de 27,61% nos preços de peixes, bacalhau e camarão, em relação aos praticados em março de 2014. O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26/3/15 junto a dez estabelecimentos da Capital. Consulte a pesquisa completa (Clique aqui).

Os maiores aumentos foram encontrados nos preços do camarão. O tipo cinza grande ficou 86,43% mais caro, enquanto que o cinza médio subiu 84,62% em relação ao ano passado. Já o tipo rosa pequeno foi o produto cujo preço caiu mais acentuadamente na comparação com 2014: – 23,99%.

No caso dos peixes, as altas mais significativas ocorreram no filé de tilápia (64,06%) e na traíra inteira congelada (61,23%). A maior parte dos tipos de bacalhau pesquisados, no entanto, ficou mais em conta: o Porto dessalgado baixou 23,45% em relação a 2014, enquanto o filé salgado Saithe está custando 21,07% menos. O único que apresentou aumento foi o desfiado Saithe, com alta de 37,51%.

O consumidor deve ficar atento porque os preços variam muito entre os estabelecimentos. Isso se deve principalmente ao fato de que, em geral, supermercados vendem peixes congelados, enquanto que nas peixarias os produtos costumam ser frescos. Mesmo assim, foram detectadas diferenças de até 277,31% para um mesmo produto, como no caso do quilo do filé de minguado fresco. O filé de tilápia congelado também apresentou variação significativa: 177,88%.

Por se tratar de um produto rapidamente perecível, o Procon Assembleia dá algumas dicas para se escolher um peixe em boas condições, como observar se a pele, olhos e escamas estão brilhantes. Deve-se ficar atento também à cor, à textura e ao próprio cheiro do alimento.

(Fonte: Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui