Avião com 150 pessoas cai no sul da França

0

O avião da low-cost Germanwings seguia de Barcelona para Dusseldorf. Maioria das vítimas tem nacionalidade alemã, mas também há espanhóis e turcos.

Um avião Airbus da companhia low-cost Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira, 24 de março. A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Duesseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O voo 4U9525 viajava com 144 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes. As primeiras informações indicavam que o número de passageiros era 142.

Avião desapareceu dos radares por volta das 11 horas da manhã (horário local) – Foto: Internet

O que se sabe até agora:

– Um avião Airbus A320, da companhia Germanwings, caiu na manhã desta terça-feira (24), no sul da França;
– A aeronave levava 144 passageiros, 2 pilotos e 4 tripulantes;
– O voo 4U9525 fazia a rota Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na Alemanha;
– A aeronave desapareceu dos radares por volta das 11h locais (7h de Brasília) nos Alpes franceses;
– Destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude;
– Um pedido de socorro foi feito às 10h47, quando a aeronave estava a 5 mil pés em uma “situação anormal”, segundo o secretário de transportes francês.

O ministro do interior francês disse que destroços foram localizados em uma região de 2 mil metros de altitude, segundo a agência Associated Press. O jornal francês “Le Monde” informa que 80 bombeiros e 200 policiais estão a caminho do local.

O presidente francês, François Hollande, disse que pelas características do acidente provavelmente não há sobreviventes. “Havia 148 pessoas a bordo e as condições do acidente, que ainda precisam ser determinadas com precisão, sugerem que não haveria sobreviventes”, disse o presidente. Em seu perfil do Twitter, Hollande expressou “solidariedade às famílias das vítimas” e disse que a queda do avião é uma “tragédia”.

O presidente também falou que é provável que existam passageiros espanhois, alemães e turcos no voo.

O Secretário de Estado dos Transportes francês, Alain Vidal, disse que “houve um pedido de socorro registrado às 10h47. Esse sinal de socorro mostrou que a aeronave estava a 5 mil pés, em uma situação anormal”. Vidal também disse que o acidente ocorreu pouco após este sinal. Ao “Le Figaro”, ele falou que o avião caiu nas montanhas de Estrop, uma área coberta de neve e inacessível por terra. Segundo ele, as condições meteorológicas não eram particularmente ruins no momento do acidente.

Hollande expressou apoio à chanceler alemã, Angela Merkel, em uma ligação telefônica depois da notícia da queda do avião, informou o palácio do Eliseu. A embaixadadora da Alemanha em Paris, Susanne Wasum-Rainer, irá até o local do desastre com o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, segundo a agência de notícias France Presse.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que está “profundamente abalada” pelo acidente, disse seu porta-voz no Twitter.

A Germawings expressou condolências pelas vítimas do acidente e disse que não pode dar nenhum motivo para a queda do acidente ainda. A companhia mudou a cor do logo de seu perfil no Twitter para preto, em uma demonstração de luto.

Carsten Spohr, presidente da Lufthansa, postou uma mensagem em seu perfil do Twitter, dizendo: “Não sabemos ainda o que aconteceu com o voo 4U9525. Meus profundos sentimentos para os familiares e amigos de nossos passageiros e tripulantes. Se nossos medos forem confirmados, será um dia obscuro para a Lufthansa. Esperamos encontrar sobreviventes.”

Segundo o jornal francês “Le Monde”, a aeronave desapareceu dos radares por volta das 11h locais (7h de Brasília). Segundo o site que monitora o sistema aéreo Flightradar, o avião decolou 9h de Barcelona, horário local (5h de Brasília).

De acordo com o site da Airbus, a capacidade máxima da aeronave é de 180 passageiros. A empresa disse em sua página no Facebook que está ciente dos relatos da queda de um avião fabricado pela companhia e informou que todos os seus esforços foram direcionados para avaliar a situação. Segundo o jornal francês “Le Figaro”, o Airbus A320 que caiu estava em uso há 24 anos.

O maior sindicato de controladores aéreos da França, o SNCTA, anunciou a suspensão de sua convocação de greve para os dias 25, 26 e 27 de março. “Nessas circunstâncias dramáticas e considerando a emoção que esse acidente levanta, especialmente entre os controladores aéreos, o sindicato decidiu suspender o seu aviso de greve”, informou em seu site.

(Fonte: G1 / Agências)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui