Cruzeiro vence clássico contra o Coelho e garante classificação às semifinais

0

Armador uruguaio, De Arrascaeta, deu as assistências para os dois gols da Raposa.

O Cruzeiro não fez uma partida brilhante, mas foi eficiente e levou a melhor sobre o América no clássico disputado na noite deste domingo, no Independência, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. O time celeste contou com duas assistências do uruguaio De Arrascaeta para vencer por 2 a 0 e voltar ao páreo pela liderança da competição. Os gols foram marcados por Alisson, aos 19min do primeiro tempo, e Leandro Damião, aos 37min da etapa complementar.

Com o resultado, o Cruzeiro se mantém na vice-liderança do Estadual e pode assumir a ponta no jogo de quarta-feira, contra o Mamoré, no Mineirão, em duelo atrasado da oitava rodada. Classificado às semifinais, o time celeste soma 20 pontos, um a menos que a primeira colocada Caldense.

O América, que projetava uma vitória no Horto para voltar ao G-4, terá confronto direto na semana que vem frente ao Tombense, na Zona da Mata. As duas equipes têm 16 pontos, mas o Gavião-carcará leva vantagem no número de vitórias: 5 a 4.

Raposa abre placar em jogo equilibrado

O prenúncio era de um clássico equilibrado. De um lado do América, que, apesar de invicto, estava fora do G-4 do Mineiro. Do outro o Cruzeiro, à procura de se aproximar ainda mais da vaga nas semifinais. E quem compareceu ao Independência, não se decepcionou. As duas equipes se movimentaram muito na etapa inicial e apostavam na velocidade para construir as jogadas. O Coelho atacou primeiro com Renato Silva, que chutou por cima ao receber passe de Felipe Amorim. A Raposa não demorou a responder: Alisson invadiu a área e só não exigiu defesa de João Ricardo porque Wesley Matos fez o corte.

O jogo era lá e cá. Se um time desperdiçava uma oportunidade, o outro retrucava na sequência. E foi assim que o primeiro gol saiu, aos 19min. O América tinha a bola no ataque, porém acabou errando uma cobrança de falta. O contragolpe azul e branco foi mortal. De Arrascaeta lançou Alison em profundidade e o camisa 11 driblou Diego Lorenzi antes de chutar forte no canto esquerdo de João Ricardo: 1 a 0. Foi o primeiro gol do meia-atacante celeste na temporada 2015. Por outro lado, a defesa alviverde, que havia sido vazada apenas em cobranças de pênalti, sentiu o amargo gosto de tomar gol com a bola rolando.

O gol do Cruzeiro parece ter dado um choque no América, que se lançou ao ataque. Como as infiltrações pelo meio estavam difíceis, os comandados de Givanildo recorreram às laterais. Aos 28min, Robertinho cruzou rasteiro para a pequena área, mas Rubens não conseguiu finalizar. Depois, o rápido atacante Bruno Sávio teve duas boas chances. Na primeira, aos 32min, bola chutada de fora da área tocou na trave esquerda de Fábio. Depois, aos 37min, o arremate de longa distância exigiu ótima defesa do arqueiro celeste. O volante Diego Lorenzi já havia tentado de fora da área e também parou no camisa 1 da Raposa.

Damião completa passe de Arrascaeta

Os técnicos Givanildo Oliveira e Marcelo Oliveira não mexeram em suas equipes no intervalo até mesmo pelo bom nível de jogo apresentado no Horto. Na etapa complementar, o América teve mais posse de bola, porém o Cruzeiro apresentou eficiência no sistema defensivo e perigo em contra-ataques. Passados 17 minutos, Givanildo resolveu mexer no ataque: o jovem Rubens saiu para a entrada do experiente Rodrigo Silva. Mas foi a Raposa quem assustou, aos 23min: em descida rápida pela esquerda, Mena cruzou para Leandro Damião, que, livre de marcação, não conseguiu cabecear a bola na pequena área.

Apenas no último terço do segundo tempo que Marcelo Oliveira mudou o Cruzeiro. O atacante Judivan e o lateral-esquerdo Gilson, este improvisado no meio-campo, substituíram Alisson e Leandro Damião. O América mexeu pela segunda vez: Bruno Sávio, melhor do time em campo, deixou a partida depois de sentir câimbras. Pedrinho entrou em seu lugar.

Em vantagem, o Cruzeiro esperava erros de seu adversário para encaixar uma jogada e liquidar a fatura. A tática deu certo: aos 37min, o uruguaio De Arrascaeta entrou novamente em ação e deu cruzamento rasteiro para Leandro Damião completar: 2 a 0. O gol enterrou quaisquer chances de reação americana e garantiu a caça da Raposa à líder Caldense.

América 0 x 2 Cruzeiro

AMÉRICA: João Ricardo; Robertinho, Wesley Matos, Anderson Conceição (Alison, aos 40min do 2ºT) e Bryan; Thiago Santos e Diego Lorenzi; Felipe Amorim, Renato Silva e Bruno Sávio (Pedrinho, aos 33min do 2ºT); Rubens (Rodrigo Silva, aos 17min do 2ºT) – TÉCNICO: Givanildo Oliveira

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Leo, Paulo André e Mena; Willian Farias e Henrique; Marquinhos (Gilson, aos 29min do 2ºT), De Arrascaeta e Alisson (Judivan, aos 29min do 2ºT); Leandro Damião (Henrique Dourado, aos 43min do 2ºT) – TÉCNICO: Marcelo Oliveira

GOLS: Alisson, aos 19min do 1ºT; Leandro Damião, aos 37min do 2ºT
CARTÕES AMARELOS: Diego Lorenzi, aos 29min, Henrique, aos 30min do 1ºT; Bryan, aos 10min do 2ºT
CARTÃO VERMELHO: Fernando Leal (goleiro reserva), aos 36min do 2ºT

MOTIVO: nona rodada do Campeonato Mineiro
DATA: domingo, 22 de março
ESTÁDIO: Independência, em Belo Horizonte
ÁRBITRO: Wanderson Alves de Souza
ASSISTENTES: Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Junio de Souza

(Fonte: Super Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui