Reunião define detalhes da implantação de corredor ecológico no Leste de Minas

0

Projeto prevê a proteção de áreas de Mata Atlântica. Região Leste de Minas será a primeira beneficiada

O Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga realiza entre os dias 17 e 18 de março, cidade de Simonésia, a primeira reunião para definir como se dará a execução do projeto do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga, primeiro do estado. Estarão reunidos representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), prefeituras e organizações da região para elaborar o regimento interno e o plano de ação do Comitê Gestor.

Corredor Ecológico preservará espécias da Mata Atlântica – Foto: Divulgação/Sisema

O objetivo principal do projeto é promover a conexão de áreas de Mata Atlântica da região tendo como eixo de ligação as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mata do Sossego, em Simonésia, e Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga, explica o gerente de criação de Áreas Protegidas do IEF, Paulo Fernandes Scheid.

Para tal, o projeto prevê ações em uma área de 66.424,5607 hectares que está inserida em sete municípios: Caratinga, Simonésia, Manhuaçu, Ipanema, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Piedade de Caratinga. O principal objetivo do projeto é priorizar e unificar investimentos e esforços para a conservação e recuperação dessas áreas.

O projeto Corredor Ecológico Sossego-Caratinga foi criado em 2014 fruto de uma parceria entre o IEF e a Fundação Biodiversitas. A região está inserida no bioma Mata Atlântica e abriga rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas, em especial o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxantus), considerado criticamente ameaçada de extinção.

O IEF, coordenador do Comitê, busca conservar e recuperar áreas de Mata Atlântica que estão segmentadas e/ou de responsabilidade das diversas instâncias municipais, estaduais e federais criando acordos de preservação entre os responsáveis e em alguns casos a criação de um espaço verde que interligue as áreas e favoreça a proteção ambiental local. Há proposta da criação de outros corredores em todo o estado. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui