Construção de barragens melhora condição de vida de 4 mil famílias de Monte Formoso

0

Força tarefa da água estuda a construção de barragens como uma de suas ações

A Ruralminas comemora os resultados de um dos projetos de combate a seca em Monte Formoso, Vale do Jequitinhonha. A construção de cinco barragens em entre 2010 e 2012, em pontos estratégicos para armazenar água das chuvas, já beneficia 4 mil famílias da região. De acordo com o Gerente Regional da Ruralminas em Governador Valadares e coordenador dos trabalhos, Leonardo Machado Natalino, a construção dessas barragens permite uso da água das chuvas e acúmulo de água no solo, elevando lençol freático deixando o solo mais fértil” explica.

Com isso, a agricultura familiar da cidade foi aquecida. O produtor de leite, Reinaldo Ferreira de Sousa, aumentou a renda familiar depois do aumento da quantidade de água disponível “Com a reserva de água ficou mais fácil tratar o gado. A criação de peixes aumentou. E até comecei uma plantação de cana e milho” conta. A produção de Reinaldo já tem destino. O Mercado Municipal Salvino Rodrigues, construído há mais de 20 anos, estava inutilizado por falta de produtos e agora é abastecido pelos agricultores familiares que tem melhores condições de plantio e pesca.

Para o Secretário de Obras Públicas e Viação de Monte Formoso, Elias de Paula, a construção das barragens aumentou a produtividade dos agricultores familiares e possibilitou a permanência desses trabalhadores na região evitando o êxodo rural. “Existia uma carência por demanda de trabalho o que gerava a saída do homem do campo para a cidade com o objetivo de procurar outras oportunidades de trabalho, devido a escassez de água. Agora a produção deu um salto” comenta.

A Força-tarefa da água, criada este ano para resolver o problema da falta da água, estuda a construção de barragens. “Estamos estudando a viabilidade da implantação das barragens como uma das ações para aumento da água disponível para consumo. Ainda estamos no momento de levantamento de informações e pretendemos propor ações integradas para o combate à seca” explica Sandro Veríssimo, Diretor de Planejamento Metropolitano e assessor do Coordenador da Força-tarefa da água, secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

Barragem de Monte Formoso aquece agricultura familiar – Foto: Divulgação/Ruralminas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui