Prefeito de Salinas toma posse como presidente do Cisrun

0

Joaquim Neres assume a presidência do consórcio para a gestão 2015/2016.

O prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro, como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), para a gestão 2015/2016.

Durante a solenidade, realizada do Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, Joaquim Neres reiterou o compromisso de trabalhar com dignidade e respeito em prol do fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região. “Precisamos fortalecer a parceria entre os municípios e os governos federal e estadual, através do Cisrun, bem como a cooperação técnica com instituições de segurança e defesa social para que o serviço prestado através do Samu seja cada vez mais eficiente. Também propomos um diálogo ainda mais estreito com as escolas e com a imprensa, no sentido promover ações educativas e de mobilização social para promover uma maior conscientização da população em relação à utilização dos serviços prestados pelo Samu”, propõe.

Joaquim Neres assume a presidência do Cisrun – Foto: Jerusia Arruda

O Cisrun foi constituído em janeiro de 2010 e é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Norte de Minas, integrando 86 municípios da região. Foi o primeiro consórcio público desta natureza constituído no país, e além de possibilitar mais agilidade nos procedimentos burocráticos e democratizar o gerenciamento do Samu, viabiliza o repasse de recursos.

Na solenidade, o presidente ressalta que o Samu Macro Norte é uma referência nacional e estar à frente de uma instituição dessa importância é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. “O Samu possui uma equipe técnica exemplar e o resultado de sua atuação é surpreendente, com redução de pelo menos mil mortes por causas evitáveis a cada ano, desde a regionalização do serviço, em 2009. Somos os pioneiros do país no atendimento regionalizado, servindo de modelo para a organização do serviço nos mesmos moldes em outras regiões. Além do atendimento à população, manter o alto nível organizacional é um desafio e estou pronto para encará-lo, e para isso conto com a participação efetiva de todos os municípios consorciados, de forma que o Samu possa estar cada vez mais próximo e mais acessível à população, especialmente nos municípios menores e mais distantes”.

Joaquim Neres agradeceu aos prefeitos pelo voto de confiança e ressaltou que é sempre melhor somar que dividir. “A saúde não tem partido político, mas um compromisso de todas as instâncias em fazer mais e melhor pelo cidadão”, destacou.

Representando o Governo de Minas Gerais na solenidade, o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e deputado estadual, Paulo Guedes, disse que uma das prioridades da pasta é buscar a ampliação e fortalecimento do Samu e a melhoria da situação dos hospitais. “O Samu foi uma das ideias mais brilhantes dos últimos anos e tem uma técnica que presta um belíssimo trabalho. Nossa proposta é trabalhar para melhorar a estrutura de todo o sistema de saúde da região, o que certamente vai contribui para que o trabalho do Samu tenha resultados ainda melhores”, planeja.

Ao se despedir do cargo de presidente, o prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, agradeceu pela oportunidade e apresentou um balanço das ações do Cisrun durante sua gestão, destacando, entre elas, a efetivação de 570 funcionários através de concurso público e a valorização do profissional, com a disponibilização de vários benefícios, entre eles o plano de saúde e o seguro de vida. “O Cisrun não tem cor partidária e Samu é uma instituição exemplar. Estar à frente desse trabalho é motivo de honra e agradeço a Deus e a todos pela oportunidade”, agradece.

Também participaram da solenidade de posse o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite; o deputado federal Newton Cardoso Júnior, deputado estadual Jean Freire, e representantes das instituições públicas de saúde, segurança e defesa social da região.

Joaquim Neres assume a presidência do Cisrun – Foto: Jerusia Arruda

DIRETORIA

Também tomaram posse como membros do Conselho Diretor, o vice-presidente: Luiz Rocha Neto (São Francisco); Ricardo Afonso Veloso, 2º vice-presidente; 1º secretário: João Bosco (Vargem Grande do Rio Pardo) e 2º secretária, Maria das Dores Oliveira Duarte (Claro dos Poções). Os conselheiros eleitos foram: Célio Caldeira da Fonseca Filho (Joaquim Felício); Jair Oliva Júnior (Brasília de Minas); Edmárcio Moura Leal (Matias Cardoso); José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas); Manoel Jorge de Castro (Januária) e Evando Gonçalves da Silva (Lontra).

E como membros do Conselho Fiscal, o presidente Hércules Vandy (Lagoa dos Patos); vice, Narques Rocha (Ninheira); secretário-geral, Silvanei Batista (Porteirinha) e os conselheiros: Anastácio Guedes (Manga); Clever Aparecido Azevedo (Olhos D’Água); Arismar Araújo Barbosa (São João do Pacuí); Geraldo Martins de Freitas (Glaucilândia); Joel Ferreira Lima (Ibiracatu); Luiz Carneiro (Buritizeiro); Vinícius Versiani (Patis) e Wagner Danilo Mendes (Serranópolis de Minas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui