Papa Francisco nomeia padre natural de Rio Vermelho como bispo de Luz

0

Atualmente, o padre exerce a função de pároco da paróquia Imaculada Conceição, em Buritizeiro. Ele também é presidente da Associação dos presbíteros da Arquidiocese de Diamantina (APAD).

Os fiéis mineiros foram surpreendidos no início desta semana com a nomeação, pelo papa Francisco, do padre José Aristeu Vieira como bispo da diocese de Luz, na região Centro-Oeste do Estado. Atualmente, o padre exerce a função de pároco da paróquia Imaculada Conceição, em Buritizeiro, no Norte de Minas. Ele também é presidente da Associação dos presbíteros da Arquidiocese de Diamantina (APAD).

Com 63 anos, o religioso percorreu longa trajetória na igreja, atuando em diferentes atividades pastorais. Natural de Rio Vermelho, na região Central de Minas Gerais, por 18 anos, o padre Vieira foi coordenador da Pastoral Vocacional do Leste 2 e membro do Grupo de Animação e Reflexão Vocacional (GAV) da CNBB. No período de 2003 a 2006, esteve como presidente da Comissão de Presbíteros no Leste 2. Em 2007, foi eleito membro Permanente do Conselho Geral do Prado, residindo em Lyon, na França até 2013.

O papa também nomeou, como bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande, o frei Janusz Danecki, pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Juruá, na Prelazia de Tefé, no Amazonas. A nomeação acolheu a solicitação do arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa. Ainda no início desta semana, foi nomeado para a diocese de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, o padre Luiz Gonçalves Knupp, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marialva, no Paraná.

Bispo José Aristeu Vieira tem 63 anos e é natural de Rio Vermelho – Foto: Divulgação

(O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui