Australiana BC Iron desiste de explorar minério de ferro em Minas Novas

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Decisão foi anunciada pela Cleveland Mining, sócia da BC Iron no Projeto. Queda no preço do minério de ferro motivou a desistência.

A australiana BC Iron está deixando uma joint venture no Brasil, cuja meta era expandir suas operações internacionais de mineração, devido ao declínio nos preços do minério de ferro. O anúncio foi feito pela Cleveland Mining no início deste mês de fevereiro.

Com a queda do preço do minério pela metade em relação a um ano atrás, a BC Iron e outras mineradoras conseguiram se manter rentáveis por conta do dólar australiano mais fraco, taxas de frete baratas e custos baixos associados à queda do preço do petróleo.

“À luz das condições do mercado, a BC Iron indicou sua intenção de se retirar da aliança igualitária entre as companhias para os projetos de exploração de minério Bahia e Minas Novas, no Brasil”, disse a Cleveland, em comunicado. A BC Iron não estava disponível imediatamente para comentar.

Para combater a queda dos preços do minério, a BC Iron cortou dezenas de postos de trabalho em dezembro em sua mina Nullagine, na Austrália, operada por uma joint venture com a Fortescue Metals.

A BC Iron vendeu 1,2 milhão de toneladas de minério a um preço médio de 60 dólares a tonelada no último trimestre. Ela está mirando custos totais entre 54 dólares australianos (42 dólares) e 61 dólares australianos (48 dólares) por tonelada para o ano fiscal 2014/2015.

O minério de ferro perdeu mais de 10 por cento de seu valor em janeiro, ampliando um declínio de 47 por cento em 2014.

BC Iron desistiu de explorar minério de ferro em Minas Novas – Foto: Divulgação/BC Iron

750 milhões de toneladas

Em junho de 2014, foi divulgado pela empresa Cleveland Mining, a exploração de aproximadamente 1.064 Km² de minério, com teores entre 50% e 66% de ferro, em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. A extração no município seria realizada em parceria com a empresa BC Iron.

Levantamentos realizados em 2012 indicava 750 milhões de toneladas de minério de ferro no município. Para transporte da produção, as possíveis alternativas incluíam a construção de um ramal ferroviário de 160 quilômetros até Montes Claros ou um Mineroduto de 300 KM de extensão até o Porto de São Mateus/ES. Outras alternativas que eram estudadas na época, era a construção de uma ferrovia de aproximadamente 300 KM de extensão até o Porto de São Mateus ou um Mineroduto de 400 KM até o Novo Porto de Ilhéus/BA.

(Fonte: Agência Reuters)

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